• Regional Oeste

    A Regional Oeste é caracterizada por uma área de 35,93 km² e apresenta uma população residente de 309.432 habitantes, segundo informações cadastrais do EVISITA/ SISREDE de janeiro de 2024 (309.447 pelo Censo 2010).


    A população por IVS (Índice de Vulnerabilidade da Saúde) segundo a área de abrangência é variável, em torno de 21.000 habitantes de muito elevado risco (7%), 52.000 de elevado risco (17%), 94.000 de médio risco (30%) e a maior parte fica concentrada no baixo risco, em torno de 140.000 habitantes (45%).


    No seu território, a Regional Oeste possui os seguintes equipamentos de saúde:

    18 Centros de Saúde (CS), com um total de 65 equipes de saúde da família,

    09 Academias da Cidade (AC),

    01 Central de Esterilização (CEST),

    01 Centro de Convivência (CCO),

    01 Centro de Especialidades Médicas (CEM),

    01 Centro de Esterilização de Cães e Gatos Oeste (CECG)

    01 Centro de Referência em Saúde Mental (CERSAM),

    01 Equipe de Consultório na Rua (compartilhada com Regional Barreiro),

    01 Farmácia Regional (FAR),

    01 Laboratório Regional Oeste / Barreiro (LROB),

    03 Serviços de Residência Terapêutica,

    01 Serviço de Verificação de Óbitos (SVO),

    01 Unidade de Acolhimento Transitório (UAT),

    01 Unidade de Pronto Atendimento (UPA),

    01 Unidade de Referência Secundária (URS Campos Sales),

    01 Diretoria Regional de Saúde (DRES):

    ○     GAERE-O - Gerência de Assistência, Epidemiologia e Regulação Oeste

    ○     GERZO-O - Gerência de Zoonoses Oeste

    ○     GEVIS-O - Gerência de Vigilância Sanitária Oeste

    ○     GERGETR-O - Gerência de Gestão do Trabalho Oeste


     

    O Projeto Saúde em Rede se iniciou com movimentos que envolviam diretamente a Secretaria do Estado e o nível central da Secretaria Municipal de Saúde e, posteriormente, foi se ampliando para outros espaços e níveis da gestão e da assistência. No âmbito regional, o projeto teve como ação impulsionadora na Diretoria Regional de Saúde Oeste (DRES-O) uma sequência de apresentações e capacitações sobre o seu conteúdo, metodologia e objetivos em todos os equipamentos de saúde da regional.

    Na busca do avanço da gestão participativa na Regional, entendeu-se como relevante também a introdução do controle social, tornando o projeto saúde em rede pauta de discussão em reuniões do Conselho Distrital de Saúde Oeste e em todas as 18 Comissões Locais de Saúde dos Centros de Saúde Oeste. Dessas reuniões tirou-se como compromisso a proposta de novos momentos/encontros sobre o projeto com os usuários, tornando-os também atores importantes nesse processo e contribuindo para legitimar a atuação institucional. 

    Assim como ocorreu em todo o município, o Projeto Saúde em Rede foi desenvolvido na Regional Oeste em 2 momentos: Oficinas nas Unidades Laboratório e Oficinas de expansão para todas as demais unidades de saúde do território.

    Enquanto unidades laboratório (UL) para o Projeto Saúde em Rede, foram escolhidos o Centro de Saúde Conjunto Betânia e o Centro de Especialidades Médicas, nominados pela SES-MG como UL da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE). No município de Belo Horizonte, para além dos equipamentos de atendimento ambulatorial, foram contemplados todos os serviços de saúde da rede complementar (RC).

    ●        Início das oficinas nas Unidades Laboratório em junho/2023 

    ●        Início das oficinas da expansão em agosto/2023, todas as primeiras oficinas foram acompanhadas pelas diretora da DRES, gerente da GAERE e tutoras regionais. 

    A primeira oficina das UL aconteceu em 15/06/2023 com a participação de cerca de 100 trabalhadores. Mais informações sobre esse momento no fórum (Oficina 1).

    A expansão das oficinas nesta regional iniciou em 16 de agosto de 2023, tendo como propostas principais, validada pelo coletivo de gestores e apoiadores institucionais, a integração da Atenção Primária à Saúde com os demais serviços da regional (Rede Complementar) e análise coletiva dos processos de trabalho.  As unidades de APS e RC foram divididas em 34 turmas, com uma previsão de participação de 1.666 trabalhadores. O encerramento das primeiras oficinas na regional ocorreu em 05 de outubro de 2023.

    Como parte do planejamento da expansão foram realizados encontros de formação com gerentes das unidades de saúde (APS e RC) e apoiadores institucionais. Esses encontros tiveram formatos e temas diversos.

    A agenda de encontros permanece fixa com o objetivo de aprimoramento da metodologia e monitoramento do projeto e plano de ação das unidades de saúde.