Ir para o conteúdo principal
Se continuar navegando neste site, você assume concordar com nossas políticas:
  • Aviso do uso de cookies
Continuar
x
Plataforma de Ensino a Distância da Prefeitura de Belo Horizonte
  • Página inicial
  • Mais
Ir para o conteúdo [1] Ir para a busca [2] Ir para o rodapé [3] Acessibilidade
Fechar
Alternar entrada de pesquisa
Você acessou como visitante
Acessar
Plataforma de Ensino a Distância da Prefeitura de Belo Horizonte
Página inicial
Expandir todos Contrair todos
  1. Painel
  2. Módulo 4

Ação de Formação Docente em Letramento e Alfabetização

Contorno da seção

    • Plano de curso Arquivo
    • APRESENTAÇÃO DO PROJETO: FORMAÇÃO PARA DOCÊNCIA EM LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

        

      Este projeto de formação docente foi elaborado em parceria com o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Faculdade de Educação da UFMG - CEALE/FaE/UFMG, estabelecendo uma continuidade das ações iniciadas em 2020, com as equipes do Núcleo de Alfabetização e Letramento e da Infância da SMED, e tem como focos de ação:

       (i) a discussão e reelaboração do documento “Conhecimentos essenciais para a alfabetização e o letramento” (SMED-BH,2020); 

      (ii) a articulação entre teoria e prática pedagógica para o entendimento dos processos de letramento e alfabetização; e 

      (iii) a promoção de iniciativas educativas em turmas de 4 a 8 anos das escolas (a aprendizagem das crianças, consolidação e criação de procedimentos e recursos metodológicos, enfrentamento dos desafios escolar da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (rede própria e rede parceira).

      Os objetivos deste projeto é consolidar um processo de formação em/de rede por meio de ações coletivas na SMED-BH e promover o desenvolvimento profissional de professoras que atuam com alfabetização e letramento, tendo como referência o documento “Conhecimentos essenciais para o processo de letramento e alfabetização”, a proposta de ação educativa apresentada no livro “Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever” (Soares, 2020) e o diálogo com a prática pedagógica. Assim, esta ação tem como princípio uma ação coletiva e não individual de formação em/de rede, articulada em torno de práticas de alfabetização e de letramento, tendo a escola como unidade privilegiada da ação em que todos/as participam e estão juntos/as num mesmo compromisso da garantia do direito à infância e do direito à alfabetização e letramento das nossas crianças. 

      Convidamos você com muita alegria para conhecer o cronograma desta formação docente em letramento e alfabetização. 



    • Avisos Fórum
    • Cronograma Arquivo
  • Módulo 1
  • Módulo 2
  • Módulo 3
  • Módulo 4
  • Módulo 5
  • Módulo 6
  • .
  • Almanaque para Alfabetização e Letramento

    • webinarWebinário síncrono para a RME 

      Encontros síncronos. Programe-se!

      Data: 10/09

    • AtividadeAtividade



      Orientações do módulo 4 (pdf)
       


      Orientações do módulo 4 (.doc)


EaD PBH

Inclusão Digital - Cursos AbertosSecretaria Municipal de Meio AmbienteFundação Municipal de CulturaEaD PBH Servidor

Informações

    Portal da PrefeituraDiário OficialTransparênciaFale com a PBH

Contate-nos

Av. Afonso Pena, 1212 - Centro | 30130-003

Validar certificado

    Informe o código do certificado para validação:

Av. Afonso Pena, 1.212
Centro - 30130-003

Ensino à Distância da PBH

Versão: 4.5.4+ (Build: 20250523)
Você acessou como visitante (Acessar)
Resumo de retenção de dados
Políticas
Fornecido por Moodle