APRESENTAÇÃO DO PROJETO: FORMAÇÃO PARA DOCÊNCIA EM LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
Este projeto de formação docente foi elaborado em parceria com o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Faculdade de Educação da UFMG - CEALE/FaE/UFMG, estabelecendo uma continuidade das ações iniciadas em 2020, com as equipes do Núcleo de Alfabetização e Letramento e da Infância da SMED, e tem como focos de ação:
(i) a discussão e reelaboração do documento “Conhecimentos essenciais para a alfabetização e o letramento” (SMED-BH,2020);
(ii) a articulação entre teoria e prática pedagógica para o entendimento dos processos de letramento e alfabetização; e
(iii) a promoção de iniciativas educativas em turmas de 4 a 8 anos das escolas (a aprendizagem das crianças, consolidação e criação de procedimentos e recursos metodológicos, enfrentamento dos desafios escolar da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (rede própria e rede parceira).
Os objetivos deste projeto é consolidar um processo de formação em/de rede por meio de ações coletivas na SMED-BH e promover o desenvolvimento profissional de professoras que atuam com alfabetização e letramento, tendo como referência o documento “Conhecimentos essenciais para o processo de letramento e alfabetização”, a proposta de ação educativa apresentada no livro “Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever” (Soares, 2020) e o diálogo com a prática pedagógica. Assim, esta ação tem como princípio uma ação coletiva e não individual de formação em/de rede, articulada em torno de práticas de alfabetização e de letramento, tendo a escola como unidade privilegiada da ação em que todos/as participam e estão juntos/as num mesmo compromisso da garantia do direito à infância e do direito à alfabetização e letramento das nossas crianças.
Convidamos você com muita alegria para conhecer o cronograma desta formação docente em letramento e alfabetização.
Webinar: Implicações pedagógicas e conceituais do documento "Conhecimentos essenciais para o processo de letramento e alfabetização"
Ementa: São abordados os principais pressupostos que estão na base do documento Conhecimentos essenciais para o processo de letramento e alfabetização , com problematizações sobre a necessidade de estabelecer metas, a relação entre educação infantil e ensino fundamental, a especificidade e integração dos eixos e alguns desdobramentos metodológicos.
Conferência: A Cultura Digital na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização na Pandemia
Com a professora Julianna Silva Glória
Ementa: Serão abordados o conceito de cultura digital e as suas implicações para os processos de apropriação da escrita de língua materna, no contexto de pandemia. Serão feitas análises e reflexões sobre as práticas envolvendo jogos e atividades digitais, assim como práticas de leitura e de produção de texto através das tecnologias digitais. Buscaremos evidenciar como a incorporação dos usos sociais dos textos digitais podem transformar as tarefas escolares, tornando-as ainda mais significativas.