Memorial - Oficina 3.1 CS Céu Azul

Memorial - Oficina 3.1 CS Céu Azul

por GUSTAVO ABRANTES VIANA . -
Número de respostas: 0

A Oficina 3.1 do Projeto Saúde em Rede do Centro de Saúde Céu Azul foi realizada de 12/12/2023 a 14/12/2023 com a seguinte distribuição:

 

Turma 1: 12/12 manhã 08:00 às 12:00;

Turma 2: 13/12 tarde 13:30 às 17:30;

Turma 3: 14/12 manhã 08:00 às 12:00.

 

O espaço utilizado foi a Igreja Casa de Adoração (Rua Cel. Joaquim dos Santos), local de histórica parceria da UBS. Onde são realizados diversos grupos operativos pelas equipes do serviço.

 

O gerente do Centro de Saúde Céu Azul, Gustavo Abrantes, e as apoiadoras da GAERE-VN, Fernanda Abreu e Cláudia Miranda, foram os responsáveis pela condução da oficina.

 

A Oficina 3.1 traz como tema o Território e a População. Começou com um resgate dos temas discutidos na oficina anterior, Oficina 2.

 

Na sequência o vídeo da “Assembléia da Carpintaria” foi exibido para os trabalhadores. O curta provoca uma reflexão sobre o papel de cada ferramenta, reforça a importância de cada um no processo de trabalho da carpintaria e aborda o respeito e acerto de diferenças. Um bom instrumento para a analogia com o cotidiano na UBS, principalmente pois deixa uma lição de valorização dos pontos fortes de cada um.

 

Em seguida, Gustavo informou que a Oficina do Território será dividida em 2 momentos, sendo 3.1 e 3.2 e falou sobre os objetivos: refletir sobre os vínculos com a população e os territórios nas perspectivas da APS e da rede

Complementar e abordar e ampliar os conceitos de Território e Vínculo, discutindo suas dimensões.

 

Dando prosseguimento à Oficina, os mapas de Venda Nova e do Céu Azul foram projetados. Conceitos como Núcleo Territorial (NT), área de abrangência, população adscrita, microárea, IVS (Índice de Vulnerabilidade da Saúde) foram discutidos e trabalhados.





Para fixar e reforçar esses temas e conceitos, o vídeo oficial do Ministério da Saúde que trata da temática foi apresentado aos participantes. Vídeo de grande utilidade para o entendimento de todos.

 

Além disso, a Oficina debateu o cadastro: vinculado e não vinculado. Situação recorrente e geradora de dúvidas nas equipes. Demonstramos os sistemas vigentes que tratam do cadastro: CADWEB e E-Visita. Foi um momento rico onde os Agentes Comunitários puderam mostrar a potencialidade do trabalho assim como a necessidade.

 


Também foram disponibilizadas as maneiras de acessar as planilhas de repositórios e painel power BI. Importantes instrumentos de vigilância e acompanhamento das equipes junto aos seus usuários.

 

Após essa discussão a turma foi divida em 04 grupos para execução de uma atividade. As equipes deveriam desenhar o mapa de abrangência do CS Céu Azul e ilustrar como visualizavam o território, problemas, potencialidades, desafios e como a rede complementar estava introduzida nesse território. Após a ilustração, os grupos em roda, apresentaram seus mapas e responderam a perguntas específicas como:

 

Quais aspectos que a equipe precisa conhecer para organizar o cuidado e processo de trabalho?

Qual a diferença de território para APS e rede complementar?

Quais aspectos dinâmicos da vida do território impactam no processo de trabalho?


 

A atividade fez com que os trabalhadores colocassem em prática os conceitos apresentados e o conhecimento de todos quanto às particularidades do território. Exercício avaliado como de grande valia para a equipe.

 



O vídeo “Seja Perseverante” fechou a oficina e deixou uma reflexão para as turmas: acreditar no potencial e não desistir diante de uma dificuldade.