Memorial Oficina 3.1 DESA

Memorial Oficina 3.1 DESA

por Carla Bambirra -
Número de respostas: 0

Data: 04 de junho de 2024

Dando continuidade às oficinas do Projeto Saúde em Rede na DESA, realizamos a oficina 3.1, com o tema: “Território e População”, com a presença de 22 participantes. A oficina teve como objetivos: 

  • Discutir o conceito de território e suas dimensões, considerando os processos de trabalho da DESA.

  • Conhecer melhor a história e os processos de trabalho da DESA.

  • Refletir sobre a articulação da DESA “nos territórios” e na rede SUS-BH. 

  • Acompanhar, discutir e dar continuidade ao plano de ação da DESA (iniciado nas oficinas anteriores). 


Iniciamos com uma atividade em roda (batata quente), na qual realizamos uma discussão a partir das seguintes perguntas disparadoras:

  • O que se sabe da história da DESA? Quais são as suas características sociais e históricas? 

  • O que você entende por território? 

  • Existe diferença de território para Atenção Primária à Saúde- APS e para as outras unidades assistenciais da rede? E para o nível distrital e central/DESA?

  • Quais aspectos do território a nossa equipe precisa conhecer para organizar o nosso processo de trabalho e ações?

 

Em seguida, ainda em roda, fizemos a leitura de alguns conceitos relacionados à temática da oficina e os discutimos à luz da atividade anterior. Durante essa atividade, conseguimos fazer um resgate histórico da DESA e refletimos sobre a atuação da diretoria no território do SUS-BH.


Na segunda atividade, nos dividimos em grupos e discutimos sobre o organograma da SMSA-BH, tanto em nível regional quanto central. Esta discussão foi importante para conhecermos e entendermos melhor a organização da SMSA-BH, considerando o contexto das atuais  mudanças proporcionadas principalmente pela recente reforma administrativa. 


A programação da oficina seguiu com a apresentação do consolidado da ESCALA DE AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA DOS DISPOSITIVOS DE COGESTÃO, encaminhada previamente aos participantes para que pudessem responder. O consolidado contou com respostas de 11 integrantes da equipe.


Na sequência, retomamos a discussão do plano de ação da unidade, para o que os participantes da oficina pactuaram algumas  sugestões:

  • Eleger um representante por frente de trabalho da DESA (já indicado alguns nomes que deverão ser validados nos respectivos “grupos”):

  • Deverá ser agendada reunião destes representantes, para definição do instrumento e realizar a  priorização dos problemas  a serem enfrentados no plano de  2024 (foi sugerida a matriz GUT*). 

  • Posteriormente agendar uma reunião geral com toda a equipe,  para validar a priorização sugerida pelos representantes e dar continuidade ao planejamento;

  • Agendar as oficinas do Projeto Saúde em Rede com intervalos menores, se possível fixando um dia e semana por mês.


Fotos da oficina: 

AD_4nXcBnmYRSPlxT0Wlb-1aIjvbORKMV0tqscLL95TWulf4p9tqBYZhnqUvlWShqG4DC8JLopeVC08-D73btiO8fF703Tdi90mp8uAVySuFeZyFa9TKzOukxnZGTJirJw8DXoGRiYkStGM7DPaGrKmGNmRhCDCH?key=mbAn3tC_ZY6IhSHPO42zLA

AD_4nXfKFpHiKO6iID97UEGSH6pCNoWDNeBNwOs-ajR04wGtYzNl9YWEpJ0bl17Q_kJmTupddeeqGwBstDyhPBXQyw1dqhbVwwprNbzpFoJOfUzOswVcT0_FaB_ILStxio_cJjqD2KAscB4VUFmUqosI9cr2zg_T?key=mbAn3tC_ZY6IhSHPO42zLA

* Matriz GUT, também conhecida como matriz de priorização, é uma técnica utilizada em gerenciamento de projetos como modo de identificar e priorizar tarefas e/ou problemas. A classificação de prioridade é realizada de acordo com a Gravidade, Urgência e Tendência (GUT) da situação em questão.




Mais uma vez agradecemos a participação de toda a equipe!