Memorial Oficina 3 (3.1 e 3.2) -Território e População

Memorial Oficina 3 (3.1 e 3.2) -Território e População

por RACHEL REZENDE CAMPOS . -
Número de respostas: 1

Olá 

Vamos postar nossas vivências nesta oficina vivências, principais discussões e encaminhamentos.

Abraço Rachel


Em resposta à RACHEL REZENDE CAMPOS .

Re: Memorial Oficina 3 (3.1 e 3.2) -Território e População

por Camila Souza -

MEMORIAL OFICINA 3.1  E 3.2- SAÚDE EM REDE CS PIRATININGA/ UPA VENDA NOVA

-  Oficina 3.1: TERRITÓRIO E POPULAÇÃO.

- Oficina realizada na Igreja Presbiteriana Aliança Eterna e dividida em 2 turmas, realizadas nos dias 28/11/23 (manhã) e 29/11/23 (tarde).

- A Oficina foi conduzida pela gerente do Centro de Saúde Piratininga (Camila Maria Castro Silveira de Souza) e apoiadores distritais Pollyana Amorim e Marcos Ribas.

- Iniciamos a oficina com o vídeo “A assembléia na carpintaria” e reflexões sobre respeito às diferenças e importância de observar as qualidades de cada um, atributos fundamentais para que possamos somar e fazer a diferença na vida do outro:

- Realizamos um resgate da Oficina 2: conceitos-ferramenta, comunicação e seus desafios, importância da coparticipação/cogestão.

- Apresentamos os objetivos da Oficina 3.1: abordar e ampliar os conceitos de Território e Vínculo e refletir os vínculos com a população e os territórios nas perspectivas da APS e AAE.

- Dividimos a turma em 4 grupos os quais deveriam trabalhar situações problemas e conceitos e formas de aplicar estes conceitos às situações. Ao término, o grupo apresentou suas reflexões.

- Logo após o intervalo com lanche coletivo, mantivemos os mesmos 4 grupos para a segunda atividade que foi realizar o mapa do território de abrangência do Centro de Saúde Piratininga. O grupo que apresentou de forma mais criativa ganhou um prêmio (caixa de chocolate).

- Trabalhamos diversos conceitos relacionados à Território e vínculos, tais como área de abrangência, microárea, adscrição de população, vínculo, cuidado, mapa inteligente, cadastro familiar e IVS.

- Encerramos o Oficina 3.1 realizando uma avaliação da oficina: Que bom!, Que pena! Que tal! e sugerimos uma atividade de dispersão para a Oficina 3.2 que foi trazer um objeto e/ou foto que represente a relação que os profissionais possuem com o trabalho, buscando responder à questão “O que me faz estar e continuar no SUS? ”

- Oficina 3.2: TERRITÓRIO, POPULAÇÃO E VÍNCULO.

- Oficina realizada na Igreja Presbiteriana Aliança Eterna e dividida em 2 turmas, realizadas nos dias 08/01/24 (tarde) e 09/01/24 (manhã).

- A Oficina foi conduzida pela gerente do Centro de Saúde Piratininga (Camila Maria Castro Silveira de Souza) e apoiadores distritais Pollyana Amorim e Marcos Ribas.

- Realizamos um resgate da discussão e dos conceitos trabalhados na Oficina 3.1. Convidamos os profissionais a dar continuidade, ampliando a discussão do que seja o território e as relações com ele.

- Foram apresentados os objetivos da Oficina 3.2: Ampliar o conceito de território, discutindo suas dimensões. Refletir sobre os vínculos com a população e o território nas perspectivas da APS e de toda a rede complementar, fortalecendo a apropriação de dispositivos para operar e interagir com os territórios. Por fim, avaliar a utilização dos dispositivos de articulação das ações no território.

- Apresentamos o caminhar do Projeto Saúde em Rede no SUS-BH. Foram construídos e apresentados os 7 eixos de intervenção propostos nas oficinas 1 e 2.

- Assistimos ao vídeo “TAMO JUNTO” - Award-Winning Short Film https://youtu.be/NL3Kx0S1RzQ?feature=shared. Refletimos a importância da rede de apoio. O vídeo retrata momentos da Pandemia de COVID em que dois vizinhos passam a tornar Atividade 1: cada momento de interação como grandes preciosidades.

- Atividade 1: Apresentação do objeto de afeto e/ ou foto que trouxeram e que representa a relação que possuem com o trabalho e o território. Buscando trabalhar principalmente a reflexão, sobre as questões a seguir: O que me faz estar e continuar no SUS? Como trabalhar no SUS contribui para a sua história profissional?

- Atividade 2: Alinhamento e avaliação dos dispositivos de articulação de ações no território através de uma escala avaliativa de 1 a 4. Foram avaliados os seguintes instrumentos: mapa inteligente, BH Map, Planejamento de percurso, Índice de vulnerabilidade à saúde (IVS), Extrator/indicador SISREDE, E-Gestor, Estratificação de Risco, Cadastro Familiar, CADSUS-WEB, E-Visita, SIGRAH, visita domiciliar do ACS e Repositório.

- Após o intervalo de lanche compartilhado, realizamos a atividade 3 a qual dividimos a turma em 4 grupos para oportunizar a análise do próprio território, a partir de dados objetivos e reflexões ampliadas (cruzando a ideia de mapeamento e cartografia).

- Por fim, fechamos com uma síntese e avaliação da oficina 3.2 para que sejam fomentadas propostas para repensar o cuidado no território.

- Proposta de atividade de dispersão para a oficina 4: Construir o Mapa Inteligente de cada Equipe.                 

A seguir, registros fotográficos da OFICINA 3.1 e 3.2:


Anexo FOTO 3.2.jpeg
Anexo IMAGEM 3.2.jpeg