Memorial da Oficina 2: Gestão Participativa e Valorização dos trabalhadores no processo e gestão do trabalho

Memorial da Oficina 2: Gestão Participativa e Valorização dos trabalhadores no processo e gestão do trabalho

por RACHEL REZENDE CAMPOS . -
Número de respostas: 1


Olá,

Vamos continuar em construção coletiva com a Oficina e postar as discussões e suas respectivas produções.

 Abç Rachel

Em resposta à RACHEL REZENDE CAMPOS .

Re: Memorial da Oficina 2: Gestão Participativa e Valorização dos trabalhadores no processo e gestão do trabalho

por VINICIUS DUTRA FONSECA . -
A oficina 2 do Projeto Saúde em Rede do C. Jardim Leblon foram realizadas na sala multiuso da unidade e foram divididas em três turmas entre os dias 8, 9 e 10 de novembro com a participação dos profissionais da unidade e da regional de saúde.
Iniciamos com as “boas vindas” para a segunda oficina seguindo o com o resgate da oficina 1. Trouxemos aos profissionais, reflexões sobre o que foi abordado, percepção de mudanças após oficina 1, o que foi mais citado como desafiador, o trabalho da equipe, a importância de ouvir e ser ouvido e sobre a comunicação da equipe do Centro de Saúde.
Foi apresentado uma nuvem de palavras com as qualidades e expectativas com destaque para as palavras mais citadas pela equipe. Apresentamos as fotos das turmas da oficina 1 e a apresentação gráfica com base nas atividades iniciais do projeto sendo uma porcentagem maior de profissionais animados com as oficinas.
Diante de todas as informações, sugestões e pontuações, levantamos os problemas mais relevantes citados considerando a participação de todos os colaboradores: Comunicação interna prejudicada com a nova estrutura PPP, falta de alinhamento das informações para otimização das comunicações internas, informações pouco padronizadas, fragilização do PSF, falta de articulação entre as ESF, ESB e Zoonoses, falta de otimização do equipamento de microfone, dentre outros;
Destacamos as ações realizadas na recepção, na criação do grupo de whats zap, criação de fluxos, dentre outros.
Foram trabalhados conceitos importantes através da primeira dinâmica. Os trabalhadores utilizaram os conceitos que foram trabalhados na apresentação de situações vivenciadas na unidade de saúde. Os quatro grupos realizaram de forma participativa e criativa e utilizaram materiais para ilustrar de forma lúdica e teatral. Percebemos a riqueza dos trabalhos para agregar conceitos à prática através das situações que destacaram o protagonismo, escuta humanizada, comunicação, grupalidade, autonomia, clínica ampliada, gestão participativa. Finalizamos as apresentações com Kahoot.
Seguimos com a pausa para o lanche o retorno com a segunda dinâmica em três tempos: o primeiro quando o líder pode se expressar através de gestos e o restante do grupo não pode falar, o segundo momento quando o líder fala e o grupo mantém em silêncio e o terceiro momento em que todos podem se comunicar. Nesta dinâmica pode ser percebido a importância de um líder, a escuta, a comunicação sem a fala, a observação e o entendimento de cada um e a comunicação falada entre todos. Destacamos que quando há uma comunicação efetiva, eficiente e capacidade de negociação, a equipe pode realizar de forma muito melhor as principais demandas do dia a dia.
O filme proposto para esta oficina foi “Metanoia”, que abrange a comunicação como veículo para propagação de conhecimento, diálogo, interpretações e compreensão.
Finalizamos com os conceitos de comunicação assertiva os dispositivos importantes para ser trabalhado com periodicidade nas unidades com a participação dos trabalhadores e usuários como agentes na coparticipação do processo de trabalho. Destacamos o colegiado gestor, a reunião de equipe e a reunião de comissão local como importante espaços em que os trabalhadores e usuários podem contribuir com o gestor para a melhora dos processos da unidade.