Memorial Oficina 1: O Projeto Saúde em Rede BH: Trabalhando em equipe

Memorial Oficina 1: O Projeto Saúde em Rede BH: Trabalhando em equipe

por RACHEL REZENDE CAMPOS . -
Número de respostas: 1

Olá equipe dos CENTROS DE SAÚDE JARDIM LEBLON e UPA

A proposta do Memorial é registrar a síntese da construção coletiva, realizada a partir das discussões nas Oficinas, a qual encontra em anexo. 

Este espaço virtual é de vocês, para as sugestões/colaborações, tira dúvidas e acompanhamento do desenvolvimento das proposições e debates realizadas em cada Oficina.

Vamos todos participar!

(Editado por MARINA SANTOS ROCHA . - envio original terça-feira, 1 ago. 2023, 16:27)

Em resposta à RACHEL REZENDE CAMPOS .

Re: Memorial Oficina 1: O Projeto Saúde em Rede BH: Trabalhando em equipe

por VINICIUS DUTRA FONSECA . -
A oficina 1 do Projeto Saúde em Rede do C. S Jardim Leblon foram realizadas na sala multiuso da unidade e foram divididas em quatro turmas entre os dias 19,20,21 e 22 de setembro de 2023, com a participação dos profissionais da unidade e também da regional de saúde.
Iniciamos a oficina com um vídeo da diretora Marina explicando o projeto em Belo Horizonte e a expectativa diante do cenário atual da saúde.
Após as boas-vindas, coletamos as qualidades e as expectativas dos trabalhadores sobre a oficina Saúde em Rede e apresentamos o filme “Piper” para reflexão coletiva. O grupo fez pontuações consideráveis durante a escuta, neste momento puderam ser ouvidas diversas situações, discussões sobre o trabalho em grupo, medo do desconhecido, desafios do trabalho, aprender com outros profissionais, a importância da comunicação e a informação entre eles.
O projeto foi apresentado de forma clara e objetiva com intuito de informar e trazer para o público possibilidades para agregar o trabalho que acontece nas unidades de saúde. Foi descrito através da linha do tempo a trajetória das oficinas dos anos anteriores, gestão do cuidado do território e os avanços que podem ser percebidos através das melhorias da rede.
Como o projeto contempla a educação continuada, trabalhamos a diferença dos conceitos entre educação permanente e continuada de forma dinâmica com a participação do público.
Iniciamos a segunda dinâmica “máquina registradora” com a leitura do texto e marcação de respostas.
A seguir todos foram convidados para o lanche e ao retornar, iniciamos com a correção das respostas do exercício. Foi observado diversas reflexões ligadas ao trabalho diário dos profissionais, “informações incompletas”, falha sobre o entendimento do paciente, o paciente entende o que quer, falta de integração, nem todos trabalham em equipe, o que é passado na reunião de colegiado gestor não é multiplicado.
O mapa pessoal do Jardim Leblon com um levantamento quantitativo de profissionais da equipe de Saúde da Família, profissionais de apoio, administrativo dentre outros, demostrando a importância de uma equipe robusta que se mostra envolvida com o trabalho e tem expectativas de melhora nos processos.
Finalizamos com o vídeo “ O Farol da Responsabilidade” que trouxe reflexões consideráveis sobre o trabalho realizado na unidade “ todos temos uma luz”!
Percebemos nas oficinas oportunidade dos profissionais se expressarem e consideramos todas a falas, propostas e desafios. Diante da participação de todos, vimos a importância do fortalecimento do colegiado gestor e a participação ativa de todos para a melhora do processo.