Memorial da Oficina 3.1: Território e População

Memorial da Oficina 3.1: Território e População

por RACHEL REZENDE CAMPOS . -
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Em Venda Nova, a oficina 3.1 do Saúde em Rede com as unidades laboratório, CS Paraúna e CEM-VN/CAM Leonina Leonor, foi realizada nos dias 12, 13, 14 e 15 de setembro de 2023 na Escola Municipal Pedro Guerra. Conduzida pelas tutoras regionais Marina Santos Rocha e Nomária César de Macedo, juntamente com as respectivas gerentes das unidades Heidy Aparecida Olliveira Rei e Flávia Beatriz Viana da Silva. 

A Oficina 3.1 - Território e População teve como objetivo principal ampliar o entendimento dos conceitos de território e vínculo, promovendo uma reflexão sobre suas dimensões e sua aplicação nas perspectivas da Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), bem como em toda a rede complementar. Além disso, a oficina buscou promover a compreensão da gestão de base populacional e a utilização de dispositivos para operar e interagir com os territórios.

A Oficina foi iniciada com os condutores ressaltando a oportunidade criada nas Oficinas 1 e 2, nas quais foram discutidos temas como trabalho em equipe e cogestão. Esses temas foram fundamentais para a construção conjunta do planejamento das ações no trabalho, que, por sua vez, têm impacto direto no cuidado no território. Os pontos levantados nas oficinas anteriores foram resumidos, e os participantes foram convidados a estarem presentes na Oficina 3 para ampliar a discussão sobre território e suas relações.

Realizada leitura do Texto "Assembleia na Carpintaria".

Durante a introdução, os condutores apresentaram uma análise crítica das avaliações dos dispositivos utilizados nas Oficinas 1 e 2, informando as ações que têm sido tomadas para aprimorar o processo.

A turma foi, então, dividida em quatro grupos, sendo um grupo do Centro de Especialidades Médicas (CEM) e três grupos do Centro de Saúde (CS). Cada grupo sorteou um envelope contendo três conceitos relacionados à saúde e ao território. Eles registraram suas interpretações em cartolinas, que foram pregadas na parede para visualização.

Os grupos participantes da oficina foram convidados a discutir em rodadas sobre o conceito de território. Durante a primeira rodada, eles refletiram sobre o que entendiam por território, quais aspectos a equipe precisava conhecer para organizar o cuidado e o processo de trabalho, e qual a diferença entre território na perspectiva da APS, Atenção Ambulatorial Especializada e Rede Complementar. As discussões foram registradas e os mapas circularam entre os grupos para complementação nas rodadas subsequentes.

Na segunda rodada, os grupos discutiram os aspectos dinâmicos da vida no território que impactam o processo de trabalho, incluindo informações sobre a história, características sociais e históricas do território. Novamente, os mapas foram circulados.

A terceira rodada abordou como os participantes se vinculavam ao território e como as pessoas se vinculavam aos serviços de saúde e suas equipes, e como esse vínculo afetava o processo de trabalho. Aspectos de risco e proteção também foram discutidos. Os mapas circularam pela última vez.

Cada grupo apresentou sua interpretação dos mapas que não construíram e da discussão que não foi a sua, complementando com sua própria discussão. Os outros grupos foram convidados a complementar.

Em seguida, cada grupo apresentou sua interpretação dos conceitos que haviam sorteado anteriormente. A atividade foi finalizada com uma discussão geral, incentivando os participantes a refletirem sobre como esses conceitos estavam interligados e como poderiam ser aplicados no contexto do território e dos vínculos na APS e AAE.

De volta aos grupos, cada um deles sorteou uma situação-problema e discutiu como aplicaria os conceitos discutidos nas atividades anteriores a essa situação. Alguns grupos realizaram breves apresentações teatrais, outros optaram por expor como se deu a discussão. As apresentações foram seguidas por discussões e perguntas dos demais participantes, visando identificar mudanças necessárias para repensar a compreensão do território e aprimorar os vínculos com ele. As ações propostas foram registradas.

A oficina foi encerrada com uma reflexão sobre a importância da compreensão do território como um processo dinâmico e da relação estabelecida entre cuidador e pessoa cuidada. Foi destacada a ideia de "cartografia" como uma maneira mais abrangente de entender o território, considerando não apenas sua dimensão física, mas também as subjetividades, as questões relacionais e as demandas específicas de saúde.

A Oficina 3.1 - Território e População foi uma experiência enriquecedora que proporcionou uma visão mais abrangente e aprofundada dos conceitos de território e vínculo. Durante a realização da oficina, foi necessário fazer adaptações na ordem de execução das atividades entre as quatro turmas para tornar a experiência mais dinâmica e funcional, o que está dentro do esperado, tendo em mente o conceito de unidade-laboratório.

Essas adaptações permitiram que cada turma experimentasse diferentes abordagens e compartilhasse suas experiências de forma mais eficaz, enriquecendo o aprendizado. A circulação dos mapas e as discussões em grupo, por exemplo, foram ajustadas para atender às necessidades específicas de cada turma, levando em consideração suas características e dinâmicas particulares.

Além disso, a oficina ressaltou a relação crucial entre cuidador e pessoa cuidada como um elemento fundamental para o sucesso no cuidado em saúde. As adaptações realizadas entre as turmas também permitiram explorar diferentes abordagens para fortalecer esses vínculos e promover relações de aprendizado, confiança e apoio mútuo, considerando as particularidades de cada grupo.

Em resumo, a Oficina 3.1 - Território e População, com as adaptações na ordem de execução das atividades entre as turmas, proporcionou uma valiosa oportunidade de aprendizado e reflexão. Esperamos que as discussões e insights compartilhados nessa oficina continuem a contribuir para melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos em nossas unidades, inspirando futuras adaptações e aprimoramentos.


Agradecemos a participação de todos e estamos ansiosos para continuar a aprimorar nossos processos de aprendizado e cuidado em saúde.


(Editado por MARINA SANTOS ROCHA . - envio original terça-feira, 11 jul. 2023, 11:48)

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