Ação de Formação Docente em Letramento e Alfabetização
Contorno da seção
-
Almanaque para alfabetização e letramento: um repertório de inspiração pedagógica
A Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, através do Núcleo de Alfabetização e Letramento e da elaboração e projeto gráfico-editorial de autoria da professora integrante do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG, Isabel Cristina Alves da Silva Frade, produziram o “Almanaque para alfabetização e letramento”, que é um repertório de inspiração pedagógica de alfabetização e letramento para ser usado pelas crianças do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Belo Horizonte.
O Almanaque foi lançado e apresentado, no dia 01 de julho de 2021 para as escolas municipais de Belo Horizonte num webinário.
A motivação inicial foi construir um material que permitisse que as crianças pudessem escrever para lembrar e registrar emoções; ler textos com diferentes finalidades, refletindo sobre seu uso e sobre o sistema de escrita, de forma divertida e desafiadora. Assim, o objetivo deste Almanaque é de chegar às crianças do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental em processo de alfabetização, um material que buscou trabalhar com a leveza e com a sensibilidade que o momento exige e que, ao mesmo tempo, cuja proposta pode ser desenvolvida com a orientação dos(as) professores(as), com a ajuda de pessoas escolarizadas na família e de forma autônoma. Assim, mesmo dialogando com o tema do COVID-19 buscamos a leveza na linguagem, para que as crianças se sentissem à vontade com a estrutura do material e realmente lessem e escrevessem com prazer.
O Almanaque para alfabetização e letramento é composto de três partes: “Meus escritos e outras coisinhas mais”, “Abecedário com animais, brincadeiras, super-heróis e desafios” e “Papéis de carta”.
Destacamos que o Almanaque não substitui as ações e atividades que vocês, professores/as estão realizando com as crianças. Nossa proposta é contribuir para criar mais possibilidades e experiências de leitura e escrita para as crianças, bem como uma inspiração para os(as) professores(as). Assim, o material pode ser enriquecido com o acréscimo de outras atividades, revisitado para releitura e usado concomitantemente com outros projetos e materiais.
Destacamos ainda que o Almanaque para alfabetização e letramento foi pensado tanto para alunos(as) que estão começando a aprender a ler e a escrever quanto para aqueles que estão consolidando esse processo. O que diferencia sua utilização nos primeiros anos de escolaridade no Ensino Fundamental é a possibilidade de fazer as atividades com apoio ou com autonomia. É claro que o uso em sala de aula e/ou o uso com orientações como atividade remota para nossas crianças dependerá da adesão e da criatividade do(a) professor(a). São vocês, professores(as), que sabem mediar pedagogicamente, com qualidade e sensibilidade, o processo de aprendizagem da língua escrita: a alfabetização e o letramento.
Nesse contexto, desejamos que o Almanaque para alfabetização e letramento chegue às nossas escolas e às nossas crianças com leveza, sensibilidade e inspiração para o trabalho com a alfabetização e o letramento.
Convidados a todos/as a conhecer nosso “Almanaque para alfabetização e letramento” disponível no Portal da PBH:
Acesse o "Almanaque para alfabetização e letramento"