A Oficina 5 do Projeto Saúde em Rede do Centro de Saúde Céu Azul foi realizada de 27/08/2024 a 29/08/2024 com a seguinte distribuição:
Turma 1: 27/08 manhã 08:00 às 12:00;
Turma 2: 28/08 tarde 13:30 às 17:30;
Turma 3: 29/08 manhã 08:00 às 12:00.
O espaço utilizado foi a Igreja Casa de Adoração (Rua Cel. Joaquim dos Santos), local de histórica parceria da UBS. Onde são realizados diversos grupos operativos pelas equipes do serviço.
O gerente do Centro de Saúde Céu Azul, Gustavo Abrantes, e as apoiadoras da GAERE-VN, Fernanda Abreu e Cláudia Miranda, foram os responsáveis pela condução da oficina.
A Oficina 5 traz como tema principal o acesso, a regulação e as barreiras enfrentadas por populações minoritárias. Começou com um resgate dos temas discutidos na oficina anterior, Oficina 4.
Na sequência foram apresentados os objetivos:
● Ampliar as discussões sobre os diversos tipos de demandas e suas relações com o território;
● Traçar estratégias de acesso à população que não chega até os serviços;
● Problematizar as formas de regulação do acesso aos serviços da Rede Especializada;
● Repensar os fluxos assistenciais da unidade e com a rede, ampliando o acesso e a resolutividade, numa perspectiva de continuidade do cuidado;
● Avaliar e propor formas de otimizar processos de cuidado;
● Ampliar as discussões do cuidado humanizado.
Como primeira atividade, 03 grupos foram formados para a dinâmica da “Trilha do Acesso”. A proposta era que 01 representante de cada grupo se passasse por um usuário com diversas demandas e comorbidades e que estivesse buscando atendimento na unidade para resolução de seus problemas de saúde. A trilha era composta por 03 etapas:
1. Casas 1 a 6: demonstra as dificuldades para chegar ao Centro de Saúde (percurso, relevo do território, entre outros);
2. Casas 7 a 12: expõe as fragilidades, barreiras para acessar os serviços essenciais disponíveis na UBS;
3. Casas 13 a 18: o caminhar desse paciente pelos fluxos de especialidades seja na unidade ou na rede.
O exercício exemplificou como o nosso usuário enfrenta barreiras pra resolução dos seu problemas de saúde. Além disso, despertou nos trabalhadores a importância da escuta qualificada por parte de todos. Saber escutar para poder de fato buscar auxílio ao paciente.
Na sequência, os condutores reforçaram os conceitos e aspectos da comunicação assertiva e não violenta no cotidiano de trabalho do CS.
A segunda atividade realizada foi a “Cruzadinha dos Conceitos em Saúde”. Os mesmos grupos receberam um jogo de cruzadas de palavras com dicas para preenchimento. Termos utilizados em diferentes âmbitos e que estão presentes no cotidiano dos trabalhadores da rede. Os trabalhadores tiveram 20 minutos pra resolução do desafio. Foi uma experiência importante na qual os profissionais tiveram a oportunidade de discutir e aprofundar seus conhecimentos. Os condutores após a discussão, apresentaram o gabarito.
Como última dinâmica, baseado nos casos apresentados na atividade 1, os grupos apontaram problemas, dificuldades do acesso, sugeriram propostas para melhoria desse acesso e fizeram a apresentação para toda a turma.
Ao final, o vídeo do “Atendimento de Qualidade” de uma rede de postos de gasolina, foi exibido e a partir dele, uma grande roda com livre escuta refletiu e debateu sobre o tema. Apontou as diferenças, o propósito de cada um e o “fazer o melhor” que estiver ao alcance. Momento rico e único.