Memorial - Oficina 4 CS Céu Azul

Memorial - Oficina 4 CS Céu Azul

por GUSTAVO ABRANTES VIANA . -
Número de respostas: 0

A Oficina 4 do Projeto Saúde em Rede do Centro de Saúde Céu Azul foi realizada de 25/06/2024 a 27/06/2024 com a seguinte distribuição:

 

Turma 1: 25/06 manhã 08:00 às 12:00;

Turma 2: 26/06 tarde 13:30 às 17:30;

Turma 3: 27/06 manhã 08:00 às 12:00.

 

O espaço utilizado foi a Igreja Casa de Adoração (Rua Cel. Joaquim dos Santos), local de histórica parceria da UBS. Onde são realizados diversos grupos operativos pelas equipes do serviço.

 

O gerente do Centro de Saúde Céu Azul, Gustavo Abrantes, e as apoiadoras da GAERE-VN, Fernanda Abreu e Cláudia Miranda, foram os responsáveis pela condução da oficina.

 

A Oficina 4 traz como tema principal a o Território e a Vigilância. Começou com um resgate dos temas discutidos na oficina anterior, Oficina 3.2.

 

Na sequência foram apresentados os objetivos:

  • Ampliar o conceito de vigilância em saúde, articulando-se as perspectivas da atenção/cuidado e dos âmbitos de vigilâncias epidemiológica, sanitária, ambiental, promoção da saúde e saúde do trabalhador;
  • Discutir e reorganizar e/ou aprimorar ações articuladas de vigilância em saúde que contribuam para enfrentamento de situações identificadas nos territórios.

 

Como primeira atividade, 04 grupos foram formados e a proposta era de construção de mapa inteligente do território. Elencar os principais agravos que foram os seguintes: tabagismo, acompanhamento de crônicos e saúde mental.


 

Para melhor entendimento o vídeo “Vigilância em Saúde” foi exibido para os trabalhadores. O curta faz um resumo desses principais conceitos em vigilância.


 

Ao término do vídeo, os trabalhadores tiveram um momento para discussão e um dos tópicos levantados foi a necessidade de retorno de fato do PSF. Relataram que desejavam retomar de forma integral a vigilância, porém esbarram no atual modelo de assistência que prioriza a demanda espontânea.

 

Em seguida, os trabalhadores retornaram aos seus grupos para realizarem a dinâmica da roda/gira da vigilância. Um quiz em forma de eliminatória, onde todos jogavam contra todos até que um grupo se tornasse campeão.


 

Dando prosseguimento à Oficina e partindo para a parte final, foi proposta a atividade de estudo de casos e plano de ação. Cada grupo recebeu uma situação problema e deveria propor um plano de intervenção para aquele problema. Logo após este momento, todos apresentaram seus planos. Mais um momento especial de troca de saberes/experiências entre os participantes.

 


Pra finalizar, as turmas acordaram 03 produtos para construção na unidade: implantação do grupo de tabagismo para segunda quinzena de setembro, a fomentação dos grupos de diabetes e terapia inclusiva.

 

Terminada a Oficina, o condutor aproveitando o caso de esporotricose apresentou o quadro atual da doença no território de venda nova em especial do CS Céu Azul. Além de citar de forma resumida, modos de contaminação e sintomas em animais e humanos.