Apresentação Oficina 6 - Apoio Matricial

Apresentação Oficina 6 - Apoio Matricial

por MARIANA GUIMARAES DE VITO LOVATO . -
Número de respostas: 0

Nos dias 01/07/2024 e 02/07/2024 foram realizados 03 momentos presenciais da Oficina 06, que teve como tema Apoio Matricial, no auditório da Regional Pampulha, onde participaram 124 profissionais entre trabalhadores das unidades laboratórios CEM e CSI, gerentes das unidades de saúde e apoiadores institucionais da GAERE e Gestão do Trabalho. 

Não participaram da Oficina, profissionais em licença médica, gozo de férias e com início das atividades após realização da Oficina.

Essa oficina teve como temática principal “Apoio Matricial”,  na qual as tutoras puderam apresentar brevemente os temas, objetivos e dinâmicas propostas para a oficina. Essa oficina foi construída juntamente com os gerentes dos equipamentos de Saúde Mental e RT da Saúde Mental na GAERE - Pampulha, que também foi responsável pela condução da oficina. Foram feitos grupos que em conjunto elaboraram situações e depois puderam vivenciar uma situação de matriciamento de casos.


Como proposta para a fase de dispersão, sugerimos a discussão no Colegiado Gestor ou outros espaços dentro da unidade, pontos que precisam ser trabalhados no matriciamento das unidades, Centro de Saúde Itamarati e CEM Pampulha.


OBJETIVOS DA OFICINA

  • Incrementar a lógica do trabalho em equipe e em rede na perspectiva da multiprofissionalidade;

  • Dialogar sobre o conceito e as formas de apoio matricial;

  • Refletir sobre a função apoio e as habilidades necessárias ao apoiador; 

  • Estimular a utilização do projeto estratégico singular e planos de cuidado compartilhado;

  • Ampliar o olhar do conceito de cuidado compartilhado e colaborativo;

  • Revisitar o conceito de abordagem baseado na pessoa e suas relações;

  • Ampliar o olhar do conceito de cuidado e saúde para além da doença e/ou ausência;

  • Pensar o apoio matricial enquanto espaço de construção coletiva de cuidado, educação permanente em saúde, articulação de redes e territórios e troca de afetações.


AD_4nXf8JSHt9GCKhC9Va24SNkG8dxS0TTkQ3X1xKvwrd1NzX-WtkaL1SZdiCBwjGuSt1CORBXylVpKwXHnF1PAPxF27_q9EgLi-0nKLUwoWfWdKwMgKS0ti1wOjeLHowFScLeebF_zABKHyYLfsRXsSIIHvHOK4?key=JUDcbHGxKaFsGDJq68aoyw