Memorial Participação do Seminário Saúde em Rede na SES

Memorial Participação do Seminário Saúde em Rede na SES

por Nomaria Cesar de Macedo -
Número de respostas: 0

Memorial Seminário Saúde em Rede


Nos dias 27 e 28/06/24 no Auditório JK na Cidade Administrativa foi realizado um seminário para fechamento do Projeto Saúde em Rede iniciado em 2019 em 3 ondas com a participação de 851 municípios do Estado de Minas Gerais. A divulgação foi realizada em tempo oportuno para que as cidades participantes da  terceira onda pudessem inscrever trabalhos. Foram inscritos mais de 100 trabalhos e selecionados um total de 12 trabalhos para o dia 28/07/24, data em que Belo Horizonte participou do evento. Neste dia foram apresentados 8 relatos de experiências e 4 exposições culturais; além dos selecionados para o dia anterior.

Iniciou-se na sexta-feira com o credenciamento, apresentação da banda de música da Polícia Penal do Estado de Minas Gerais. Após, houve uma conferência magna sobre teleconsultoria na Rede Materno Infantil, projeto que está em andamento no Estado para qualificar o cuidado na APS, com aproximação dos profissionais aos especialistas, tendo o Hospital das Clínicas e Ciências Médicas como teleconsultores. Na apresentação foi abordada a logística de implantação e resultados de trabalhos científicos que mostram o impacto direto na diminuição dos encaminhamentos para atenção especializada, minimizando as articulações de deslocamentos de uma cidade a outra e contribuindo para um cuidado mais efetivo com o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde.

Posteriormente, foram apresentados os desafios da Planificação do SUS, quando foi-nos apresentado a importância dos sinergismos de projetos, que todos dentro de uma equipe são imprescindíveis com seus saberes singulares, não evidenciando nenhuma categoria profissional como de destaque. E que, para manter o entusiasmo da equipe, é necessário um trabalho contínuo e desafiador do gestor, dada a rotatividade dos profissionais. E que este trabalho motivador se consegue com diálogo e escuta qualificada. O SUS vem avançando, apesar das dificuldades de se trabalhar com a intersetorialidade, rotatividade de profissionais e de articular com lideranças estratégicas. “Não podemos parar no meio da estrada”, temos que continuar a caminhada em busca de um trabalho humanizado, tendo o cuidado em saúde como um horizonte que precisamos sempre perseguir.

Belo Horizonte aderiu ao projeto na terceira onda e teve 2 relatos de experiências e 1 exposição cultural do distrito de Venda Nova selecionados para apresentação no Seminário, sendo eles:

  • “Orientações práticas para familiares e responsáveis de crianças com TEA: uma experiência na Atenção Primária” - apresentado pelo psicólogo da e-Multi do CS Paraúna;

  • “As rodas de conversa entre profissionais da Atenção Primária à saúde e atenção especializada: Um encontro de fazeres e saberes” - apresentado pela gerente do CEM-VN;

  • “Administrativos: A Saga” como exposição cultural - apresentado por uma profissional do setor de referência administrativa do distrito.

O distrito de Venda Nova participou ativamente do evento, inclusive com a participação da diretoria, que incentiva os envolvidos no projeto, apoiando a realização das oficinas locais e a implantação de propostas construídas coletivamente durante os momentos em que o trabalho é analisado e repactuado de acordo com as diretrizes institucionais.

Em todas as apresentações, de diferentes cidades mineiras, abordou-se organizações dos serviços com planilhas, tecnologias, dispositivos e ferramentas baseadas nas linhas de cuidado e ofertadas em oficinas do projeto Saúde em Rede para Organizar e Integrar os serviços buscando a integralidade, equidade, protagonismo, autonomia para a construção de uma rede em saúde sólida e poliárquica.

Apesar de Belo Horizonte ainda não ter concluído o projeto, dada a particularidade de sua implementação no território, este seminário nos impulsionou a avançar com o projeto. Por  acreditar que a educação permanente é uma ferramenta potente e que a construção coletiva torna os processos sólidos e factíveis de serem implantados de acordo com a realidade local.

Com este seminário foi possível perceber que o Saúde em Rede fez diferença em muitos locais aproximando a Rede de Atenção em Saúde, revisitando macro e microprocessos muitas vezes adormecidos ou necessitando de pequenos ajustes para organizar e integrar a rede, afetando os profissionais para construções que fizessem diferença no cotidiano do trabalho. Foi um momento ímpar, com apresentações de tecnologias leves de governabilidade local, tornando o dia agradável e envolvente. Este projeto, tendo a educação permanente como premissa, contribuiu para que se possa avançar e seguir com o slogan do seminário : “Eu contribuo para tornar real um SUS ideal.”



(Editado por MARINA SANTOS ROCHA . - envio original segunda-feira, 29 jul. 2024, 10:33)

Anexo 20240628_090636.jpg
Anexo 20240628_115033.jpg
Anexo 20240628_121209.jpg
Anexo 20240628_132400.jpg
Anexo 20240628_132627.jpg
Anexo 20240628_134740.jpg
Anexo IMG-20240628-WA0003.jpg
Anexo IMG-20240628-WA0030.jpg