Apresentação Oficina 4 - Território e Vigilância em Saúde

Apresentação Oficina 4 - Território e Vigilância em Saúde

por MARIANA GUIMARAES DE VITO LOVATO . -
Número de respostas: 0

Nos dias 12 e 18/12, foram realizados 03 momentos presenciais da Oficina 4 no auditório da Regional Pampulha, onde participaram 102 profissionais entre trabalhadores das unidades laboratórios CEM e CSI, gerentes das unidades de saúde e apoiadores institucionais da GAERE e Gestão do Trabalho. 

Não participaram da Oficina, profissionais em licença médica, gozo de férias e com início das atividades após realização da Oficina.

Essa oficina teve como temática principal “Território e Vigilância em Saúde”,  na qual as tutoras trouxeram o sentido ampliado de vigilância e assim, os participantes pudessem compreender a vigilância para além do processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, análise de dados e disseminação de informações sobre eventos relacionados à saúde, visando o planejamento e a implementação de medidas de saúde pública. Foi apresentado o modelo de Determinação Social da Saúde segundo o modelo de Dahlgren e Whitehead.


Foram abordados conceitos de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Sanitária e Saúde do Trabalhador. Inicialmente de forma dinâmica através da Brincadeira Passa ou Repassa e em seguida apresentado os conceitos, principais sistemas utilizados e dados que mostram o cenário dos centros de saúde. Foi aberto para discussão, onde os participantes puderam contribuir, enriquecendo a discussão.

Participaram da condução dessa oficina Referências Técnicas e Gestores.


Os objetivos da Oficina foram:

  • Resgatar os conteúdos das oficinas anteriores, os combinados nos planos de ação e os avanços alcançados.

  • Ampliar o conceito de vigilância em saúde, com foco nos eixos de vigilância epidemiológica e ambiental.

  • Possibilitar vivências dialogadas que propiciem mudanças de posicionamentos dos profissionais em práticas de vigilância em saúde.

  • Discutir ações articuladas de vigilância em saúde entre as várias equipes (intra e Intersetorial), que contribuam para enfrentamento de situações identificadas nos territórios.


gHQ-jS4KQ0NphQnOGjLdaGeTgaWf1vVl4CYouI18wsV3OJuwgrfDcPmE2h_yhPL9j7MuWPk2bBj6tjFf05f62_rmlXkZDMLzFpSiQHdr2uKF7oNsjRKE1yLPDzMt1kKXVgyanHX99Dpj8V58oT6YLMk