Apresentação Oficinas 3.1 e 3.2 - Território e População

Apresentação Oficinas 3.1 e 3.2 - Território e População

por MARIANA GUIMARAES DE VITO LOVATO . -
Número de respostas: 0

Nos dias 18 e 19/09, foram realizados 03 momentos presenciais da Oficina 3.1 no auditório da Regional Pampulha, onde participaram 102 profissionais entre trabalhadores das unidades laboratórios CEM e CSI, gerentes das unidades de saúde e apoiadores institucionais da GAERE e Gestão do Trabalho. 

Não participaram da Oficina, profissionais em licença médica, gozo de férias e com início das atividades após realização da Oficina.


Essa Oficina teve como temática central o “Território e Populações”, no qual as tutoras puderam trazer a reflexão da organização territorial em saúde e a relação com os conceitos de Assistência, Atenção à Saúde, Cuidado e Política do SUS, território, Vínculo, Vulnerabilidade, Gestão de Base Territorial e Área de Abrangência e Micro áreas. Posteriormente, foi apresentado 04 casos fictícios nos quais as equipes precisaram trabalhar através dos mapas da UL,fazendo um plano de cuidado e relacionando com  a oferta/existência de equipamentos que podem ser utilizados na área de abrangência dos serviços, como igrejas, praças, ongs, projetos sociais, CRAS, UPAS, etc


Ao final, as equipes foram convidadas a “percorrer” o território da UL e do CEM P, através de vídeos apresentados pelas Gestoras.


Os objetivos da Oficina foram:


• Ampliar o conceito de território, discutindo suas dimensões.

• Refletir sobre os vínculos com a população e os territórios nas perspectivas da APS e AAE

(e de toda a rede complementar), fortalecendo a apropriação de dispositivos para operar e interagir com os territórios.

• Abordar os conceitos de cuidado, atenção e assistência.

• Compreender a gestão de base populacional.

• Avaliar a utilização dos dispositivos de articulação das ações no território.


Nos dias 23 e 24/10, foram realizados 03 momentos presenciais da Oficina 3.2 no auditório da Regional Pampulha, onde participaram 102 profissionais entre trabalhadores das unidades laboratórios CEM e CSI, gerentes das unidades de saúde e apoiadores institucionais da GAERE e Gestão do Trabalho. 

Não participaram da Oficina, profissionais em licença médica, gozo de férias e com início das atividades após realização da Oficina.


Os objetivos desta Oficina foram os mesmos da Oficina 3.1.


Para o desenvolvimento desta Oficina, a Tutora e Facilitadoras, abordaram a temática do “ Território e Populações” de forma mais prática, primeiro conceituando o território a partir de Milton e Santos, trazendo a reflexão da complexidade de se trabalhar naquele território e abordando através de um quiz algumas ferramentas que o SUS BH possui para que auxilie as equipes a promover o cuidado. Ex: Mapa Vivo, Sistemas de Informação, BH Map, Repositórios, Supervisão de Enfermagem, etc.

Além dessas atividades, foi proposto também, através de divisão de grupo, a discussão de 04 eixos das UL: 


Equipe 01: Conformação da Unidade da APS.

Equipe 02: Identificando elementos na relação território-saúde-trabalho e ambiente

Equipe 03: Identificando pontos de atenção à saúde e equipamentos sociais

Equipe 04: Identificando práticas comunitárias e populações específicas.


A apresentação de dados de cadastro e de oferta de exames especializados também foi apresentado, promovendo discussão entre a APS e AAE.

r_t2ofTPfjk24uMjXMUeGfjdsrhXx-WTYdmJPumB6DlOFrwxerNp0dCa1v4LUiVTzoLq9ZOpqc8U_Zrsjjnz3Ba2fc8HRZ5Kn-PnkJEIlZ4Te0JZXm0qYo6sfTNzs3l33Tp1DlUwRhOyGZm3pPxf5Dg

DPeLFv2gr5_oJUjlKeCj3H2QgyHKuMJYbQLEVZhUl2dLHj4Uhfefh4FMHhoJG8gMBWqAau5XmrKW78jLjJ4FjO8ekQjgx8AZb_cAwjGWzRk-onp1QStD4KQT59Y21tM_s--dc7hA-pyN6K76umRAc-0
eDSqn3Wo8J30asigpvPoLHfeXriGKdD9CaDNO5IgNcecPek6g-DEWqkess_dsZK48efCBBz9JwT8GR_Etrn0zDxsDN5JR0a1WwiOg7TnNHYXGfT50Xv8z2-B_jYU9od_xPgOhHFaGJXgT0O8t1Wcy2c