Memorial Oficina 3.2 : Território, População e Vínculos

Memorial Oficina 3.2 : Território, População e Vínculos

por Nomaria Cesar de Macedo -
Número de respostas: 0

Memorial Oficina gerentes/ apoiadores 3.2:

Território, População e Vínculos



Esta oficina foi realizada no dia 15/12/2023 na Matinha, sito à rua Água Marinha, Candelária com a presença da maioria dos gerentes das unidades de saúde e apoiadores da GAERE Venda Nova.

Iniciou o encontro com os lembretes e pactuações do projeto Saúde em Rede, apresentação dos objetivos desta oficina e posteriormente, avaliação dos seguintes dispositivos de articulação de ações no território: 

Área de abrangência:

  1. Mapa Inteligente

  2. BH Map

  3. Planejamento do percurso

Adscrição da População:

  1. IVS

  2. Extrator/ Indicador do SISREDE

  3. E- gestor

  4. Estratificação de risco

Cadastro familiar:

  1. SISREDE

  2. CADSUS-Web

  3. E-visita

  4. SIGRAH

  5. Visita domiciliar do ACS

Repositório


Momento que gerou muitas discussões sobre a importância desses dispositivos, muitas vezes pouco utilizados pelo desconhecimento do seu uso pela assistência, apesar de sua potencialidade prática. Foi também criticada a descrição contida nas avaliações, causando dúvidas quanto à forma de avaliar de 1 a 4 como proposto no caderno desta oficina.

Realizada a avaliação em plenária dos dispositivos acima. 

Em seguida, foi disponibilizado um tempo para que as pessoas presentes apresentassem seu objeto de afeto com o SUS-BH. Momento de muita emoção em que as pessoas relembram suas histórias, contam sua trajetória de vida, trabalho e conquistas. Desvelando o motivo de estar neste lugar de gestão tão desafiador, mas ao mesmo tempo prazeroso na construção de políticas de cuidado em saúde. 

Após, foram divididos 4 grupos por NT e AAE com os respectivos apoiadores que realizam as oficinas locais.

Nestes grupos foram apresentados o mapa de VN com as divisões por NT e perguntas disparadoras para reflexão dos grupos que tivessem pertinência com os CS e serviços que compunham o grupo. E a todos os quatro grupos foram disponibilizados a fila do CEM-VN com sua oferta de serviços, pensando que esta unidade é a unidade laboratório especializada da cidade.

Segue link com as perguntas disparadoras por NT:


https://docs.google.com/document/d/1ToekZIBxtN1KeR6GfDqWEFDbjG2VE-OCs0sFALf8ld0/edit?usp=sharing


Ao término das discussões em grupo houve apresentação destes com socialização de algumas propostas:

  • Todos entenderam que precisa organizar capacitações para o uso dos dispositivos em toda sua potencialidade;

  • Proposta de ter assinatura digital na PBH, buscando uma sustentabilidade para o SISREDE;

  • Incremento de médicos ortopedistas e cardiologistas no CEM/CAM-VN, como especialidades com maior fila de espera;

  • SIGRAH: respostas imediatas em todos os problemas identificados, pela empresa responsável;

  • Reconhecimento de que as  farmácias de unidades PPP apresentam um bom espaço físico, com muito acesso, mas ainda precisa caminhar para o uso racional do medicamento;

  • O atendimento da população não vinculada na farmácia, impacta no fornecimento para a Rede SUS-BH, causando desabastecimento. 

  • Sendo o cadastro de extrema importância para a fidedignidade do repositório, mapa inteligente, faz-se necessário a cobertura das áreas descobertas pelo ACS para a manutenção de um cadastro atualizado.

Ao final foi pactuado com os gerentes que a atividade de dispersão desta oficina seria a construção de um mapa inteligente por equipe.

Terminou o encontro com avaliação da oficina pelos participantes que os temas são de muita importância para o serviço e que o tempo poderia ser maior para a síntese das discussões; porém o tempo gasto para avaliação dos dispositivos foi maior que o planejado. Como sua principal finalidade é induzir análises qualitativas, cruzando-se as percepções dos envolvidos e buscando a coresponsabilização com a classificação que melhor caracteriza a situação atual nos itens avaliados, não houve interrupção por parte dos condutores no processo.

Apesar disso, foi pontuado a importância destes encontros para que os dispositivos existentes sejam apresentados para todos na intenção que sejam de fato utilizados no processo de trabalho local e qualificar a assistência em saúde e articular as ações no território .

Apresentação trabalho em grupo NT-4

Registro Oficina 3.2 VN gerentes e apoiadores

Registro Oficina 3.2 gerentes e apoiadores