Memorial Oficina 3.1 : Território e População

Memorial Oficina 3.1 : Território e População

por Nomaria Cesar de Macedo -
Número de respostas: 0

 Memorial oficina gerentes e apoiadores 3.1

 Território e População



Foi realizado no CREAB-VN a oficina 3.1 com gerentes e apoiadores, no dia 10/11/23, conduzido pelas tutoras Marina e Nomária com a participação da Diretora; iniciando com a leitura do texto Assembléia na Carpintaria. Texto reflexivo  em que todas as ferramentas discutem quem é mais importante e ao final entendem que todas têm funções específicas e que elas se completam e complementam na produção de um móvel.

Depois foi apresentado ao grupo as notas das avaliações  dos dispositivos, realizadas na oficina passada:

  • Comissão Local

  • Planos de Ação

  • Contrato Interno de Gestão

  • Colegiado Gestor

  • Reunião de equipe

  • Oficinas de processo de trabalho

  • Espaços de encontro entre UBS e Rede Complementar

  • Seminário ou encontro anual de toda equipe

  • Oficinas do Projeto Saúde em rede


Neste momento foi destacado pela diretora a importância de um colegiado gestor atuante e a necessidade de implantar ou fortalecer esses espaços de gestão colegiada, como prática de cogestão. E que BCMRI, indicadores da farmácia são tipos de contrato interno de gestão para problematizar com os trabalhadores locais.


Depois, dividiu-se o grupo em 4 por NT, com as especializadas que realizam as oficinas locais em conjunto e os apoiadores destas unidades.

Foi solicitado que desenhassem o mapa do território, discutindo em grupo conceitos para apresentar em plenária. Foram trabalhados os conceitos: Território, território nômade,  cuidado, população adscrita, vínculo, cadastro, mapa inteligente, repositório, estratificação de risco, índice de vulnerabilidade à saúde, microárea, área de abrangência, fatores de risco e sociais. 

Os mapas foram trocados 3 vezes e a cada rodada o grupo respondia as perguntas disparadoras presentes no caderno da oficina. 

Ao final, cada grupo apresentou o que entenderam sobre os conceitos e o mapa que não havia circulado naquele grupo.  

Os mapas foram bem interessantes, desde mapa cartográfico, mapa de pizza com os serviços que compunham o grupo, outro em formato de estrela que segundo o grupo brilha no território que pertencem.

Um grupo ao apresentar os conceitos dramatizou uma situação problema, do cotidiano, abordando o tema cuidado, vínculo, estratificação de risco.

Ao final houve uma votação por QR Code e o grupo vencedor ganhou um prêmio.

Considerações dos participantes diante da dinâmica proposta:

  • Senti um pouco de medo de mexer no mapa do outro. É desafiador entender o que o outro representou. O entendimento é de apego. Muitas vezes ficamos apegados ao nosso e não ampliamos o olhar.

  • O morador de rua deve ser vinculado a uma equipe para que alguém se responsabilize por ele. “O que é de todos, acaba não sendo de ninguém.”

  • As equipes têm dentro da mesma unidade uma diversidade para atender, por isso é necessário planejar.

  • Quando você fala do que você produziu é mais fácil. Foi interessante verificar as diferentes construções. Fez com que a gente pensasse sobre o que existe em cada NT.

  • Sensibilizar o outro com o que você quer dizer, é difícil. E você vivencia esta experiência quando outro grupo apresenta o que você produziu

  • Ficamos pensando que temos que respeitar o outro, dando intervenções com a nossa cara, porém sem comprometer o que foi construído anteriormente.

  • A troca dos mapas possibilitou verificar o dinamismo e pensar no nosso cotidiano. Muitas vezes estamos com uma programação e acabamos tendo que alterá-la com as situações que chegam.Se chegou agora eu tenho que me haver com a situação imediatamente, atropelando minha programação anterior.   

  • O território não necessariamente precisa ser representado por mapa, por isso houve outras representações que contemplam os equipamentos deste.

  • A regional toda está representada aqui através da pizza. Têm influência da cidade e nesta fatia conseguimos identificar a NT. No nosso eu desenho o macro. E quando vem a representação do outro vejo o micro, desta forma me sinto vulnerável. 


Foi realizada uma avaliação deste momento em que os participantes descreveram:

Que bom…

Que pena….

Que tal….

Abaixo segue o link com as avaliações desta oficina:

https://docs.google.com/document/d/1zPiBXJ9cxdxzR9BTA5RD-oIOf8_3tFshBW42ARUibpM/edit?usp=sharing

representação NT-1

Mapa representativo NT-2
Mapa representativo NT-3
Mapa representativo NT-3Trabalhando conceitosTrabalhando conceitos
Apresentação em grupoApresentação grupo