Gerente:
Fábio Alexandre Seminatti
Facilitador: Viviane Carneiro
Apoiador: Daniela Malacco E Lourdes
As oficinas locais aconteceram nos dias 25/10, 26/10 e 31/10/2023.
Inicialmente retomamos as participantes as abordagens da oficina 01, que tiveram os temas “Trabalho em equipe e Educação Permanete”.
Apresentamos os principal problemas apontados, um sucinto resumo das falas e o planejamento realizado a partir dos problemas apontados, tais como fortalecimento do Colegiado Gestor, o matriciamento e as Reuniões com os Auxiliares de enfermagem.
Passamos para a apresentação da oficinia 02 e logo após iniciamos as dinâmicas do Barco. Após a Dinâmica do barco passamos às discussões consolidando as discussões de grupo, focando na importância da comunicação e trabalho em equipe.
Após iniciamos a atividade novamente em grupo, analisando as situações problema e as relacionando com os conceitos: Apoio Matricial, Autonomia, Protagonismo, Gestão Participativa e Cogestão, Trabalho como encontro, Comunicação, Escuta Humanizada= Sobre o tipo de escuta que produz sujeito e Humanização e Politica Nacional de Humanização.
Em todos os momentos de discussões durante a oficina dois, aparecera as seguintes observações:
· Ofertar informação completa pode evitar violência.
· Necessidade de melhorar a comunicação com o Cersam.
· Equipe não apoia nem a agressão do usuário ao trabalhador e nem do trabalhador ao usuário.
· Tipo de resposta altera ainda mais a agressividade ao trabalhador.
· Necessidade em emitir duas vias da consulta da guia da consulta especializada.
· Necessidade de uma comunicação efetiva dos planos de ações .
· Trabalhador protagonista das ações.
· Melhorar a vivência entre os profissionais do Cersam e CS.
· Ter cuidado com a leitura para ter a informação correta.
· Tudo na vida é relativo, isso leva ao entendimento diverso da comunicação entre os indivíduos.
· Capacitar a equipe para identificar situação de violência, definir códigos, cartazes. Comunicação que indique uma possível situação de urgência.
· Conscientizar o usuário da chegada. Sem necessidade de muita antecedência.
· Acolhimento humanizado na pré recepção e demais locais.
· Sempre vamos precisar falar da violência.
· Não temos respeito e segurança do usuário. Acesso livre a qualquer sala ou setor.
· Como se comportar em caso de possível agressão.
· Curso de Comunicação não verbal com Joao do Cersam.
· Fila muito grande no encaminhamento as especializadas. Mesma fala entre todos.
· Paciente protagonista do seu próprio cuidado.