Memorial Oficina 1: O Projeto Saúde em Rede BH: Trabalhando em equipe

Memorial Oficina 1: O Projeto Saúde em Rede BH: Trabalhando em equipe

por RACHEL REZENDE CAMPOS . -
Número de respostas: 6

Olá equipe dos CENTROS DE SAÚDE ANDRADAS e SANTA MÔNICA + CEO

A proposta do Memorial é registrar a síntese da construção coletiva, realizada a partir das discussões nas Oficinas, a qual encontra em anexo. 

Este espaço virtual é de vocês, para as sugestões/colaborações, tira dúvidas e acompanhamento do desenvolvimento das proposições e debates realizadas em cada Oficina.

Vamos todos participar!

Em resposta à RACHEL REZENDE CAMPOS .

Re: Memorial Oficina 1: O Projeto Saúde em Rede BH: Trabalhando em equipe

por RODRIGO FRANCIS FREIRE . -
O Centro de Saúde Andradas tem sofrido com o aumento demográfico em seu território de atuação. Com isso, o número de usuários tem crescido exponencialmente, acarretando na qualidade do serviço prestado pela Unidade de Saúde. Atualmente é composta por cinco Equipes de Saúde da Família, necessitando ser criada uma sexta equipe para que se tenha um equilíbrio na cobertura assistencial aos usuários. E ainda possui equipes que estão desfalcadas em relação aos Agentes Comunitários de Saúde, fazendo com que os outros fiquem sobrecarregados, contribuindo para o risco de adoecimento desses trabalhadores que são o pilar do Programa Saúde da Família.
Em resposta à RACHEL REZENDE CAMPOS .

Re: Memorial Oficina 1: O Projeto Saúde em Rede BH: Trabalhando em equipe

por ZENILDA PEREIRA DE MOURA LEONI . -
O trabalho em equipe no centro de saúde Andradas está deixando a desejar.Pois,alguns profissionais não colaboram em questões mínimas com os colegas para que o trabalho flua de forma desejada.Ainda tem o agravante que algumas equipes estão com desfalque de agentes comunitário de saúde,fazendo com que estes trabalhem sobrecarregados e adoeçam devido à pressão do próprio trabalho.
Em resposta à RACHEL REZENDE CAMPOS .

Re: Memorial Oficina 1: O Projeto Saúde em Rede BH: Trabalhando em equipe

por CYNTHIA PAOLA LOPES . -
Em síntese, o trabalho das equipes de saúde deve ser integrado e multidisciplinar. Devemos trabalhar em conjunto para fornecer serviços preventivos, curativos e de reabilitação. Portanto, é importante que as equipes tenham uma comunicação aberta e eficaz, compartilhando informações sobre os pacientes e coordenando cuidados para garantir a continuidade e a qualidade dos serviços prestados no centro de saúde. Nosso trabalho deve ser colaborativo e centrado em cada paciente. Infelizmente nossa unidade é muito pequena para atender plenamente toda a população do entorno, temos desfalque de profissionais importantes para as atuais demandas, como psiquiatria, ginecologia e pediatria, além de falta de agentes de saúde, o que acaba nos sobrecarregando, e a falta de espaço adequado.
Em resposta à RACHEL REZENDE CAMPOS .

Re: Memorial Oficina 1: O Projeto Saúde em Rede BH: Trabalhando em equipe

por KEILA DOS SANTOS CORDEIRO FARIA . -
A primeira oficina Saúde em rede - Tema trabalho em equipe - aconteceram nos dias 26 e 27 de agosto no espaço físico do CREAB VENDA NOVA. Junto com o Andradas está participando a equipe de Leishmaniose da Regional Venda Nova.
Iniciamos com a apresentação de cada trabalhador, com a dinâmica de registro de uma qualidade que identificasse em si para o trabalho em equipe e uma expectativa em relação ao Projeto Saúde em Rede. Estes relatos foram registrados e foram resgatados ao final.
Posteriormente, apresentamos o projeto saúde em rede e vídeo de boas vindas da diretora da Regional de Venda Nova.
Depois, foi exibido um pequeno vídeo de animação chamado “Piper descobrindo o mundo” que traz reflexões sobre o processo de aprendizagem. A história de um pequeno pássaro que vive próximo a praia e se aventura pela primeira vez a sair do seu ninho e ir atrás de comida. Uma perspectiva delicada da vida humana sob o olhar do pequenino animal. Refletimos com os trabalhadores sobre essas situações, contextualizando sobre o processo de aprendizagem no cotidiano do trabalho.

A seguir, houve uma discussão sobre Educação Permanente em Saúde e Educação Continuada, abordando as diferenças e semelhanças entre elas e situando as oficinas no campo da Educação Permanente em Saúde, contempladas pelo PROEP, e os cursos curtos como momentos de Educação Continuada.
Posteriormente fizemos uma explanação sobre o projeto saúde em rede. Em seguinte intervalo para lanche. Na sequência fizemos 10 minutos de atividade de liang gong.
Depois realizamos o exercício da Máquina Registradora com a orientação que cada um respondesse individualmente as perguntas. Após alguns minutos o trabalhador pode discutir com o colega as respostas e analisar se mudaria alguma opção.
Posteriormente abrimos para escuta dos trabalhadores sobre o processo de trabalho em equipe no dia a dia e as consequências da comunicação não assertiva para na dinâmica da unidade.
Levantamos na discussão os desafios e motivações pessoais da equipe. Todas as falas foram anotadas e posteriormente consolidadas para análise no Colegiado Gestor.

Apresentamos também o Mapa Pessoal da unidade, contextualizando com as qualidades levantadas pelos trabalhadores na primeira atividade do dia, no exercício de resgatar com os participantes a potência de todos para o trabalho em equipe e em rede.
No final, foi exibido um outro vídeo de animação chamado “O Farol da Responsabilidade” O vídeo farol da responsabilidade demonstra que apesar de uma pessoa passar por problemas e cometer alguns erros, o trabalho em equipe soluciona o problema de maneira muito ágil. Além disso, o vídeo deixe bem claro que a proatividade resolve o problema mais rápido do que o comum, pois apesar do responsável pelo farol se dispor a chamar os moradores para ajudá-lo, eles foram ajudar por espontânea vontade. Esses dois fatores foram essenciais para que todos agissem com responsabilidade perante a vila e a vida de cada um. Portanto o que mais chamou a atenção no vídeo foi a maneira trabalhar em conjunto e o fato de estar sempre atento para ajudar o próximo.
Em resposta à RACHEL REZENDE CAMPOS .

Re: Memorial Oficina 1: O Projeto Saúde em Rede BH: Trabalhando em equipe

por ADRIANA PEREIRA DO CARMO . -
A qualidade do serviço prestado pelos Posto saúde tem sofrido impacto com crescimento da populaçao. As equipes estão sobrecarregadas. os agentes comunitários de saúde trabalhando com microárea com excesso de população, cobrindo férias e áreas descobertas