Memorial da Oficina 2: Gestão Participativa e Valorização dos trabalhadores no processo e gestão do Trabalho

Re: Memorial da Oficina 2: Gestão Participativa e Valorização dos trabalhadores no processo e gestão do Trabalho

por PATRICIA MERLJAK PINTO TOLEDO . -
Número de respostas: 0
MEMORIAL OFICINA 2 REGIONAL OESTE - Centro de Saúde Conjunto Betânia (CSCB) e Centro de Especialidades Médicas (CEM-O)

A 2ª Oficina para as Unidades Laboratório ocorreu nos dias 09/08/2023 (manhã) e 10/08/2023 (tarde) e teve como tema: Gestão Participativa e Valorização dos Trabalhadores no Processo e Gestão do Trabalho.
Iniciou com uma devolutiva das questões levantadas pelo grupo na 1ª Oficina, com a apresentação do consolidado das questões-problemas, propostas de intervenção e avanços durante o período de dispersão, resgatando a oportunidade que as equipes tiveram de conversar sobre seus incômodos e desencontros e a importância da educação permanente em saúde, utilizando a metodologia da construção coletiva no trabalho, fazendo link com os objetivos da Oficina 2:
• Promover a democracia institucional e a gestão compartilhada/cogestão;
• Analisar e fortalecer o trabalho em equipe inter-multiprofissional;
• Discutir a ressignificação do trabalho;
• Promover a autonomia, o protagonismo, valorização e o cuidado aos trabalhadores;
• Pactuar compromissos de fortalecimento do trabalho em equipe e gestão participativa.

Durante a oficina, as equipes realizaram atividade em grupos, na qual puderam experimentar momentos de discussão e gestão participativa de temas/situações concretas, eleitas pelos participantes, a partir de uma lista de sugestões.
Trouxeram em plenária a percepção individual de cada grupo sobre o tema escolhido e, para além disso, como objetivo principal da atividade, refletiram e compreenderam a importância e necessidade de trazer para conversa em equipe as questões de processo e relações de trabalho, de proposição coletiva de intervenções, concretizando o conceito de gestão participativa/cogestão.
Foi pautada a Política Nacional de Humanização (PNH) da Atenção e Gestão do SUS, apresentados a cartilha de Gestão Participativa e Cogestão do Ministério da Saúde (disponível no link: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/gestao_participativa_cogestao.pdf) e alguns conceitos referentes ao tema, e pautado os dispositivos/ferramentas de gestão participativa atualmente mais utilizados no SUS-BH:
• Colegiado Gestor
• Reunião de equipe
• Oficinas de processo de trabalho
• Seminário ou Encontro anual de toda a equipe
• Espaços de encontros entre Atenção Primária e Rede Especializada
• Comissão Local de Saúde
• Planos de Ação e de Monitoramento no trabalho
• Contratos Internos de Gestão
• Instrumentos específicos de gestão de processos, de equipes e do cuidado
• Oficinas do Projeto Saúde em Rede

Ao final da Oficina 2, os participantes concluíram que os objetivos foram alcançados e consideraram como positivo o momento vivido, onde foi possível:
● Abordar gestão participativa partindo de situações concretas que possibilitem discutir a prática de cogestão no cotidiano de trabalho.
● Alinhar conceitos que se cruzam no referencial da gestão participativa e cogestão: transversalidade, autonomia, protagonismo, corresponsabilização, cooperação, grupalidade, análise coletiva do trabalho, trabalho em equipe, rede, entre outros.
● (Re)conhecer dispositivos de gestão participativa e cogestão: Colegiados, Conselhos, Contratos de Gestão, Reuniões de Equipe, Ouvidorias, Oficinas de Processo de Trabalho.
● Reconhecer os dispositivos de valorização dos trabalhadores no processo e gestão do trabalho: Colegiados, Sistemas de Escuta Resolutivos (gerência de porta aberta, ouvidorias, pesquisas de satisfação), Plano de Educação Permanente e Continuada (com iniciativas de qualificação no trabalho), Projetos de Valorização e Cuidado ao Trabalhador.
● Entender o sentido da cogestão e seus dispositivos na perspectiva de ampliação da democracia institucional e fortalecimento da capacidade de formulação, decisão e condução de políticas e serviços de forma participativa.

Como atividade de dispersão, as respectivas equipes do CSCB e CEM-O se reunirão em colegiado gestor ampliado para discussão e preenchimento do instrumento em formato de Google Forms – Avaliação dos Dispositivos de Cogestão, onde pontuarão a utilização de cada dispositivo, priorizarão quais desejam implementar, fortalecer ou manter no momento, propondo ações e garantindo espaço, agenda e pauta para esses propósitos.
Destacamos que nesta oficina 2 foi observado o avanço da equipe em relação à oficina 1, quanto ao sentido de grupalidade, pertencimento e participação coletiva nas construções das unidades.