Memorial da Oficina 1- O Projeto Saúde em Rede BH: Trabalhando em equipe

Memorial da Oficina 1- O Projeto Saúde em Rede BH: Trabalhando em equipe

por RACHEL REZENDE CAMPOS . -
Número de respostas: 0

MEMORIAL OFICINA 1 - REGIONAL BARREIRO - 

Centro de Saúde URUCUIA e Centro de Especialidades Médicas (CEM-B)

Temática: Trabalho em equipe e Formação/Educação em serviços

Ocorreram nos dias 14, 15 e 16 de junho de 2023 as primeiras oficinas tutoriais do Projeto Saúde em Rede nas unidades laboratório do Barreiro: CS Urucuia e CEM-B. Estas oficinas foram realizadas no Centro Cultural do Urucuia com a participação de todos os profissionais das referidas unidades.

No início foi realizada a acolhida dos participantes e uma breve introdução do projeto. Em seguida foi executada a dinâmica da Máquina Registradora. Partindo dos comentários do grupo, ressaltou-se que o exercício possibilitou pensar na seguinte equação: o trabalho em equipe (inclusive na integração entre níveis assistenciais e gerenciais) é uma premissa e um ideário; porém, não tem acontecido como se espera na prática cotidiana. Desta forma a partir da indagação: Quais desencontros temos tido no trabalho que geram em nós incômodos e insatisfação?; foi aberto ao coletivo, em roda, espaço de conversa e colocação dos incômodos e angústias percebidos no cotidiano. Logo após, ainda na reflexão proposta, foi realizada uma pergunta aos gerentes: Por que vocês ainda permanecem gerente  neste contexto? E aos trabalhadores: o que os motiva a trabalharem no SUS? Neste momento, as pessoas puderam manifestar o desejo e a motivação em ocupar este lugar tão desafiante como trabalhadores de uma política pública tão expressiva e importante neste país.  

Para finalizar as reflexões, foi exibido o vídeo “Piper”, que traz  considerações importantes sobre o processo de aprendizagem, a ação protagonista, autonomia, trabalho em equipe e é um verdadeiro convite para repensarmos as práticas.  Após o intervalo, houve uma discussão sobre Educação Permanente em Saúde e Educação Continuada, abordando as diferenças e semelhanças entre elas, e situando as oficinas tutoriais e os cursos curtos no campo da Educação Permanente em Saúde, contempladas pelo PROEP. 

Em seguida, foi feita a apresentação do Projeto Saúde em Rede através de slides, contemplando os objetivos e pressupostos teórico-metodológicos.

Ao final, foi exibido um outro vídeo chamado “O Farol da Responsabilidade”, que enfatiza a atuação corresponsável de todos os profissionais no trabalho, em suas equipes/serviços, enfatizando a ideia de que a solidariedade e empatia, se presentes no cotidiano, tornam o trabalho em equipe efetivo e potente. 

Na avaliação dos profissionais, ao final dos encontros, pudemos constatar que: 

  • A metodologia foi mais participativa (melhor do que metodologia das Oficinas de Qualificação), pois favoreceu espaços de fala e reflexão sobre o trabalho e o sentido desse (análise coletiva do trabalho),  os profissionais sentiram-se pertencentes a este momento de construção do Projeto Saúde em Rede no SUS-BH;

  • A expectativa é positiva em relação à que veio o Saúde em Rede; 

  • A estratégia foi mais humanizada; possibilitou criar empatia;

  • Houve construção de relação de confiança entre os participantes e os condutores;

  • Teve-se espaço para escuta e discussão do real (angústias); 

  • O conceito de “trabalho como encontro” acontecendo durante as Oficinas do Projeto Saúde em Rede;

  • Os trabalhadores estão se sentindo cuidados com a possibilidade de discutirem temas de interesse deles e serem escutados “parece que agora a coisa voltou para nós (sic)”.





Anexo WhatsApp Image 2023-10-02 at 11.02.56.jpeg