Contorno da seção

  • Esta formação apresenta, de forma acessível e prática, os principais conceitos previstos na BNCC Computação e suas possibilidades de aplicação nas Salas Clic em Tecnologias. Ao longo dos encontros, as(os) monitoras(es) terão acesso aos eixos e principais competências e habilidades da BNCC Computação e terão contato com diferentes estratégias para trabalhá-las, dando ênfase à exploração dos diferentes materiais e recursos previstos para as Salas Clic em Tecnologias. Além disso, ao final, terão a oportunidade de ministrar uma aula para uma turma de estudantes da escola onde trabalham, utilizando o material e os conhecimentos aprendidos durante esta formação.

    As vivências contemplarão tanto propostas desconectadas da internet (desplugadas), como jogos, desafios lógicos e atividades colaborativas, quanto experiências com recursos tecnológicos digitais, como kits de robótica, placas micro:bit, drones e softwares educacionais, entre outros. O foco é mostrar como diferentes linguagens e recursos podem ser integrados ao cotidiano escolar para potencializar a aprendizagem.

    Aqui em nosso EaD disponibilizaremos os materiais apresentados durante as formações, bem como informações adicionais, quando disponíveis.

    Veja abaixo o vídeo de apresentação da proposta das formações para as Salas Clic de Tecnologia.

  • Iniciamos nosso curso de forma virtual, onde fizemos uma apresentação do curso e sua proposta, bem como uma discussão sobre o papel dos monitores nas Salas Clic em Tecnologia

    Abaixo você pode conferir a gravação desse encontro.

  • Em nosso primeiro encontro presencial, nós fizemos uma introdução à BNCC Computação e apresentamos alguns seus três eixos: Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital, focando no eixo Pensamento Computacional

    Também fizemos uma discussão de como trabalhar esses assuntos com a educação infantil e o 1º ano, que, dos pontos de vista da aprendizagem e da postura, está mais próximo da educação infantil do que do 2º ano.

    Abaixo estão disponíveis a BNCC Computação, documento que serve de base para todos os nossos encontros, e os slides desse primeiro momento. O documento com o complemento da BNCC está formatado para ser visualizado em duas páginas, mas não abre corretamente no Google Chrome. Para visualizar o documento em seu formato correto, por favor, abra-o no Acrobat Reader ou no navegador Firefox.

  • Nesse encontro avançamos um pouco mais na BNCC Computação, ainda no eixo Pensamento Computacional. Dessa vez nosso foco foi na discussão de algoritmos, lógica computacional e decomposição de problemas complexos.

    Fizemos também uma introdução à linguagem de programação Scratch Jr., discutindo suas características, opções de uso e exemplos, tanto de forma teórica quanto prática.

    Abaixo estão disponibilizadas a apresentação de slides utilizada na formação e um documento com alguns links relativos à micro:bit:

  • Em nosso terceiro encontro, avançamos um pouco mais na BNCC Computação, trabalhando agora com o eixo Mundo Digital, que abrange tanto a parte da infraestrutura física e os equipamentos associados quando dos aplicativos que executamos em nossas máquinas. Fizemos um reconhecimento inicial de como identificar hardwares e softwares e trabalhamos com o computador de placa única micro:bit.

    Abaixo estão disponibilizadas a apresentação de slides utilizada na formação e um documento com alguns links relativos à micro:bit: