Contorno da seção

    • Neste encontro, que inicia o percurso formativo, pretende-se refletir sobre a importância de se compreender as dimensões avaliativas que compõem a metodologia do instrumento de Avaliação do Clima Escolar, elaborado pelo GEPEM/UNESP/UNICAMP, para a elaboração do Plano de Convivência pelas escolas.

      Palestrante: Adriano Moro - Fundação Carlos Chagas

      Data: 23/08/2022

      Horário: 18h30


    • A boa qualidade desta dimensão se assenta na percepção da escola como um lugar de trabalho efetivo com o conhecimento, que investe no êxito, motivação, participação e bem-estar dos(as) alunos(as), promove o valor da escolarização e o sentido dado às aprendizagens. Supõe, também, a atuação eficaz de um corpo docente estável; a presença de estratégias diferenciadas, que favoreçam a aprendizagem de todos; e o acompanhamento contínuo, de maneira que nenhum aluno fique para trás.

      Palestrante: Luciano Campos - UFOP

      Data:  06/09/2022

      Horário:  18h30



    • Esta dimensão diz respeito às percepções de gestores(as), professores(as) e alunos(as) em relação às intervenções nos conflitos interpessoais na escola. Abrange elaboração, conteúdo, legitimidade e equidade na aplicação das regras e sanções, identificando também os tipos de punição geralmente empregados. Compreende, ainda, a ordem, a justiça,a  tranquilidade, a coerência e a segurança no ambiente escolar.

      Palestrante: Valéria Cristina de Oliveira- UFMG

      Data: 20/09/2022

      Horário: 18h30



    • Esta dimensão trata da identificação de situações de intimidação e maus tratos nas relações entre pares e de bullying, bem como dos locais em que ocorrem.

      Focando na relação entre estudantes,  neste encontro veremos possibilidades de ações para a construção de escolas compassivas e emocionalmente mais seguras.

      Palestrantes: Valentin Conde - Gaia Mais

      Data: 04/10/2022

      Horário:  18h30



    • Refere-se à percepção da qualidade das relações entre escola, família e comunidade, compreendendo o respeito, a confiança e o apoio entre esses grupos. Abrange a atuação da escola, considerando as necessidades da comunidade. Envolve o sentimento de ser parte integrante de um grupo que compartilha objetivos comuns.

      Palestrante: Tânia Resende  - UFMG

      Data: 19/10/2022

      Horário: 18h30


    • Refere-se às relações, aos conflitos e à percepção quanto à qualidade do tratamento entre os membros da escola. Abrange também a identificação pelos adultos das situações de intimidação e maus tratos vivenciadas nas relações entre pares, e a corresponsabilidade dos profissionais da escola nos problemas de convivência. A boa qualidade do clima relacional é resultante das relações positivas que ocorrem nesse espaço, das oportunidades de participação efetiva, da garantia do bem-estar, respeito e apoio entre as pessoas, promovendo continuamente o sentimento de pertencimento.

      Palestrante: Luciene Tognetta (UNESP)

      Data: 08/11/2022

      Horário: 18h30


    • Trata-se da percepção da qualidade da infraestrutura e do espaço físico da escola, de seu uso, adequação e cuidado. Refere-se a como os equipamentos, mobiliários, livros e materiais estão preparados e organizados para favorecer a acolhida, o livre acesso, a segurança, o convívio e o bem-estar nesses espaços.

      Palestrante: Poliana Ambrósio - Arquiteta e Urbanista/Mestre em Educação

      Data: 22/11/2022

      Horário:  18h30


    • Dimensão -   As relações com o trabalho

      Trata-se dos sentimentos de gestores(as) e professores(as) em relação a seu ambiente de trabalho e às instituições de ensino. Abrange as percepções quanto a formação e qualificação profissional, práticas de estudos e reflexões sobre as ações, valorização, satisfação e motivação para a função que desempenham e apoio que recebem dos gestores e demais profissionais.

      Dimensão -    A gestão e a participação

      Abrange a percepção quanto à qualidade dos processos empregados para identificação das necessidades da escola, intervenção e avaliação dos resultados. Inclui também a organização e a articulação entre os diversos setores e atores que integram a comunidade escolar, no sentido de promover espaços de participação e cooperação na busca de alcançar objetivos comuns.

      Palestrante: Adriano Moro - Fund. Carlos Chagas

      Data: 06/12/2022

      Horário: 18h30