• O que é gov.br

      A conta gov.br é um meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais. Ela facilita a identificação e autenticação de cada cidadão por meio de um acesso unificado.

      gov.br oferece um ambiente de autenticação digital único do usuário aos serviços públicos digitais, ou seja, com um único usuário e senha você poderá utilizar todos os serviços públicos digitais que estejam integrados com a conta gov.br 

      A conta fornece um nível de segurança de acordo com o grau de exigência, natureza e criticidade dos dados e das informações pertinentes ao serviço público solicitado.

      Canal Digital GOV.BR no YouTube: Digital GOVBR - YouTube - clique aqui para assistir


    • Como logar usando o gov.br para solicitar um serviço

      Na página principal do Portal de Serviços (servicos.pbh.gov.br) clique no botão ENTRAR no canto superior direito. 


      Você será direcionado a uma página externa à Prefeitura de Belo Horizonte para se autenticar com segurança no Portal de Serviços, via acesso único do Governo - conta gov.br  Clique em Entrar com o gov.br.


      Digite seu CPF para criar ou acessar sua conta gov.br e clique em Continuar.


      Digite sua senha atual e clique em Entrar.


      Você estará logado quando aparecer no canto superior direito as iniciais do seu nome.


    • Como saber se já tenho um gov.br criado em algum momento?

      Na página principal do Portal de Serviços (servicos.pbh.gov.brclique no botão ENTRAR no canto superior direito.


      Você será direcionado a uma página externa à Prefeitura de Belo Horizonte para se autenticar com segurança no Portal de serviços da PBH via acesso único do Governo -  gov.br. Clique em Entrar com o gov.br.


      Digite seu CPF para criar ou acessar sua conta gov.br (conta gov.br) e clique em Continuar.


      Ao digitar seu CPF, se não possuir uma conta gov.br, será direcionado para criar uma. 



    • Se eu não tiver, como criar um gov.br?

      Na página principal do Portal de Serviços (servicos.pbh.gov.brclique no botão ENTRAR no canto superior direito. 


      Você será direcionado a uma página externa à Prefeitura de Belo Horizonte para se autenticar com segurança no Portal de serviços, via acesso único do Governo - gov.br. Clique em Entrar com o gov.br.


      Digite seu CPF para criar sua conta gov.br (Acesso GOV.BR) e clique em Continuar. 


      Selecione as opções de Termo de Uso, Não sou um robô e clique no botão Continuar. 

      Existem diversas formas para realizar o cadastro. O autenticador disponibilizará a melhor e mais segura forma para realizar o cadastro.

      1. Cadastro com as informações básicas do cidadão 

      Caso o cidadão não queira se cadastrar utilizando os bancos credenciados, clique em Tentar de outra forma.


      Observação: O Portal de Serviços direciona para criar a conta gov.br primeiro através dos bancos credenciados.




      Confirme as informações de CPF e NOME e clique no botão Continuar.

      Selecione a opção que deseja ativar a conta (e-mail ou SMS), preencha o conteúdo da opção (conta de e-mail ou telefone celular) e clique no botão Continuar.


      Digite o código de acesso recebido (no e-mail ou no celular de acordo com a opção escolhida) clique no botão Continuar.


      Cadastre uma senha para sua conta gov.br e clique no botão Continuar para finalizar o cadastro.


      Clique em concluir para finalizar. Você será redirecionado para o Portal de Serviços


    • 2 - Cadastro por meio dos Bancos Credenciados

      Para o cadastro, tenha em mãos as informações do banco credenciado que deseja utilizar.

      Clique na imagem do banco credenciado desejado para cadastrar a conta.


      Siga as orientações do banco credenciado desejado para cadastrar a conta.

      Confirme as informações de CPF e NOME e clique no botão Continuar.



      Selecione a opção deseja ativar conta (e-mail ou SMS), preencha o conteúdo da opção (conta de e-mail ou telefone celular) e clique no botão Continuar.



      Digite o código de acesso recebido e clique no botão Continuar.


      Cadastre uma senha para sua conta gov.br e clique no botão Continuar para finalizar o cadastro.


      Clique em concluir para finalizar. Você será redirecionado para o Portal de Serviços.


    • 3. Cadastro por meio do aplicativo gov.br

      Clique no botão Gerar QR CODE. 


      O QR-CODE para criação da conta será apresentado em tela.


      .

      Abra o aplicativo gov.br e clique no botão Ler QR Code.



      Aponte o celular para tela do computador com intuito de ler o QR-CODE.


      Clique no botão Fazer Reconhecimento Facial.



      Posicionar o rosto de frente para câmera celular, clique no botão azul com figura de câmera e siga as orientações de piscar os olhos e sorrir até o sistema validar as informações.


      Clique no botão OK e continue o processo no computador


      Confirme as informações de CPF e NOME e clique no botão Continuar.


      Selecione a opção que deseja ativar a conta (e-mail ou SMS), preencha o conteúdo da opção (conta de e-mail ou telefone celular) e clique no botão Continuar.


      Digite o código de acesso recebido e clique no botão Continuar.


      Cadastre uma senha para sua conta gov.br e clique no botão Continuar para finalizar o cadastro.


    • Se já tiver um gov.br, como logar?

      Na página principal do Portal de Serviço (servicos.pbh.gov.br) clique no botão ENTRAR no canto superior direito.


      Você será direcionado a uma página externa à Prefeitura de Belo Horizonte para se autenticar com segurança no Portal de serviços, via acesso único do Governo - gov.br. Clique em Entrar com o gov.br.


      Digite seu CPF para criar ou acessar sua conta gov.br (acesso GOV BR) e clique em Continuar.


      Digite sua senha atual e clique em Entrar.


      Você estará logado quando aparecer no canto superior direito as iniciais do seu nome.


    • Se tiver um gov.br e tiver esquecido a senha, como proceder?

      Na página principal do Portal de Serviços (servicos.pbh.gov.brclique no botão ENTRAR no canto superior direito.


      Você será direcionado a uma página externa à Prefeitura de Belo Horizonte para se autenticar com segurança no Portal de serviços, via acesso único do Governo - gov.br. Clique em Entrar com o gov.br.


      Digite seu CPF para criar ou acessar sua conta gov.br (Acesso GOV.BR) e clique em Continuar. 


      Clique no link Esqueci minha senha.


      O login único avaliará a forma mais segura para recuperar a conta ao cidadão. Caso a opção não seja a melhor para o momento, estará disponível outra opção para cidadão realizar a recuperação na mesma tela.

      1. Recuperar conta por Mensagem de Texto (SMS)

      Confira se o número de celular está correto no cadastro e clique no botão Enviar código. Caso não possa recuperar pelo número de celular, basta clicar no botão Não tenho acesso a este celular.


      Confira a mensagem recebida no celular informado e digite o código no campo Código de 6 caracteres e clique no botão Continuar.


      Defina a senha e finalize a recuperação da sua conta clicando em Continuar.


      Clique em concluir para finalizar. Você será redirecionado para o Portal de Serviços.


      2. Recuperar conta por E-mail 

      Confira se o e-mail está correto no cadastro e clique no botão Enviar código. Caso não possa recuperar pelo e-mail, basta clicar no botão Não tenho acesso a este e-mail.


      Abra o e-mail e busque o código de acesso encaminhado (confira na caixa de spam caso não esteja na caixa de entrada).



      Digite o código de acesso recebido e clique no botão Continuar.


      Defina a senha e finalize a recuperação da sua conta clicando em Continuar.


      Clique em concluir para finalizar. Você será redirecionado para o Portal de Serviços. 


      Caso o e-mail da conta de acesso não esteja correto, acesse as orientações para solicitar alteração: (clique aqui: não tenho mais acesso ao e-mail cadastrado

      Você também poderá alterar o e-mail cadastrado preenchendo o formulário disponível no link a seguir: Portal de serviços atendimento ao usuário - CLIQUE AQUI

      3. Recuperar conta por meio dos Bancos Credenciados

      Clique na imagem do banco credenciado desejado. 


      Siga os procedimentos do banco credenciado.

      Defina a senha e clique no botão Concluir para finalizar a recuperação da sua conta.


      Clique em concluir para finalizar. Você será redirecionado para o Portal de Serviços.


      4. Recuperar a conta por meio do Aplicativo gov.br 

      Clique no botão Gerar QR code. Caso não possa recuperar pelo aplicativo, basta clicar no botão Não tenho celular.


      O QR code para criação da conta será apresentado em tela.

      Abra o aplicativo gov.br e clique no botão Ler QR code.

      Aponte o celular para tela do computador com intuito de ler o QR code.


      Clique no botão Fazer Reconhecimento Facial.


      Posicionar o rosto de frente para câmera celular e siga as orientações até o sistema validar as informações.

      Clique no botão OK e continue o processo no computador


      Preencha os campos com uma nova senha e clique no botão Concluir para recuperar o cadastro.