Estamos felizes em iniciar a Jornada Literária 2025, que aborda o tema urgente da crise ambiental e climática. A proposta é que a escola seja um espaço de transformação, onde a escuta, a sensibilidade e a autoria se unam para refletir sobre cuidado, pertencimento e futuro.
O planeta está falando e alto! As mudanças no clima, a perda da biodiversidade, a poluição, a escassez de recursos naturais... tudo isso impacta a nossa vida, sobretudo das comunidades mais vulneráveis. Por isso, o tema da Jornada Literária de 2025 é “Meio Ambiente e Crise Climática: narrativas para reencantar o mundo”.
Nesta edição, nosso convite é para que você pense a escola como espaço de transformação.
Então, respire fundo, abra os olhos e os sentidos: está começando uma caminhada inspiradora. E ela começa com você.
Para começar, que tal assistir (ou rever) à live com a ambientalista Ângela Mendes?
Na Jornada Literária 2025, Ângela, filha de Chico Mendes, nos inspira a refletir sobre o papel fundamental da escola na formação de cidadãos críticos, conscientes e comprometidos com a justiça social e a sustentabilidade. Vamos lá?
Todo(a) bom(boa) escritor(a) tem um bom repertório e isso começa com boas leituras!
Que tal aproveitar o momento para ler algo novo e também incentivar seus alunos(as) a fazerem o mesmo?
Preparamos algumas sugestões de livros, autores(as) e ambientalistas que podem inspirar nesta jornada literária!
Compartilha Verde: da Rede para Rede
Já pensou em compartilhar com outros colegas outros materiais de inspiração? Convidamos você a participar do “CompartilhaVerde: da Rede para Rede” onde construiremos juntos um glossário coletivo com o tema da Jornada Literária “Meio Ambiente e Crise Climática: narrativas para reencantar o mundo”