Olá, neste quinto módulo, a bibliotecária Wingrid Sueveny, aborda a literatura sob a perspectiva dos chamados temas sensíveis. Tradicionalmente, a literatura infantil tem sido associada a um instrumento pedagógico no processo de alfabetização e letramento. Contudo, sua função não se limita a ensinar. Conforme lembra Cagneti (1996, apud Paço, 2009), a literatura infantil é, antes de tudo, arte: um fenômeno criativo que representa o mundo, o homem e a vida por meio da palavra. Ela funde sonhos e prática cotidiana, imaginário e realidade, ideais e suas possíveis (ou impossíveis) realizações. Nesse sentido, a literatura para crianças e jovens pode também abrir espaço para o contato com os chamados temas sensíveis ou fraturantes, expressão cunhada pela pesquisadora Ana Margarida Ramos, em O que é qualidade em literatura infantil e juvenil?. A autora define esses temas como a abordagem de questões sociais e psicológicas das quais, por muito tempo, crianças e jovens leitores foram poupados. Diante desse potencial transformador da literatura, surge a figura do mediador de leitura.
Convidamos você a conhecer sobre o trabalho desenvolvido, assistindo ao vídeo!
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