Há alguns anos, o Recursos Humanos - RH - era visto como um segmento que buscava solucionar apenas questões burocráticas. Diversos trabalhadores só sabiam da existência desta área em duas situações: ao iniciar na instituição e ao passar por um processo de desligamento.

Não existe uma empresa sem pessoas e, quando o RH realiza uma boa gestão, ele impacta de forma positiva a vida pessoal e profissional dos colaboradores, aumentando o engajamento e a motivação. O fato é que o RH não é um segmento isolado, mas uma parte essencial no andamento institucional.

Sendo assim, é responsabilidade de todos os envolvidos nessa área equiparar as políticas de gestão de pessoas aos objetivos e valores da instituição de forma a garantir maior bem-estar no ambiente laboral, aumento de produtividade e otimização das condições para a retenção de talentos.

O aperfeiçoamento profissional está relacionado com a capacidade de continuar adquirindo conhecimento sobre a função que exerce, se dedicando cada vez mais para melhorar a performance. 

Pensando nisso, o “Na Trilha” foi elaborado com o intuito de oferecer para o RH conteúdos que possibilitem a aquisição de conhecimentos, o aprimoramento de competências e habilidades, fortalecendo a autonomia e trazendo também a perspectiva de evolução continuada. O nosso desejo é que você possa percorrer esta Trilha com entusiasmo e que encontre nela novos aprendizados.


Em uma pesquisa a Deloitte aponta que o RH de hoje se apresenta como uma área central para que as empresas possam, não apenas operar, mas inovar, prosperar e alavancar resultados em um contexto novo. E a medida que o RH assume uma posição cada vez mais estratégica na mesa, as exigências, preocupações e urgências apenas crescem. 

Leia o resumo da última edição do HR Connect com o tema “O RH de hoje”, que trouxe discussões relevantes sobre pautas que todo profissional da área precisa dominar se quiser atender aos desafios atuais do RH.


Empresas produzem uma quantidade enorme de dados sobre seus colaboradores e colaboradoras. Um dos maiores desafios das áreas de RH é como tomar decisões melhores e mais baseadas em fatos e dados.

Como definição de People Analytics seria:  usar insights estatísticos de dados de colaboradores e colaboradoras para tomar decisões relacionadas a pessoas e ao negócio.

Este artigo apresenta algumas competências em comum entre o RH e a área de vendas e traz alguns aprendizados da área comercial que valem para o RH.

Para refletir:

  • O RH tem clientes?
  • Tem que influenciar?
  • Tem metas?
  • Tem que negociar?  

Por Carol Manciola, sócia-diretora da Crescimentum