Oficina 2 :Gestão Participativa e Valorização dos trabalhadores no processo e gestão do trabalho

Oficina 2 :Gestão Participativa e Valorização dos trabalhadores no processo e gestão do trabalho

por Nomaria Cesar de Macedo -
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Memorial oficina 2 DRES-VN


Realizada no dia 05/10/2023 pela assessora da DRES-VN, Viviane Carneiro, com as apoiadoras do distrito: Viviane e Eliane Campaneli na faculdade Estácio de Sá.

Participaram referências técnicas e profissionais administrativos das gerências do distrito: GAERE, GERZO, GERVIS , GERGETR e DRES.

Inicialmente foi realizada uma explanação sobre a escuta da oficina 1 e, posteriormente a turma foi dividida em grupos e solicitado que construíssem um barco. Inicialmente, o comando apresentado é que ninguém poderia se comunicar de forma verbal, depois só o líder tem direito a fala e posteriormente todos falam.

Ao final, os grupos apresentaram suas produções, com o sentimento de como é ser líder, do desafio de não comunicar verbalmente e do entendimento do comando quando não se pode falar e se há uma melhora quando todos podem expressar através da fala na execução da tarefa.

Realizada esta dinâmica, as condutoras apresentaram os conceitos: autonomia, protagonismo, grupalidade, comunicação, gestão participativa/cogestão, transversalidade, clínica ampliada e escuta humanizada, contextualizando com sua aplicabilidade prática no serviço da regional. Com esta explanação inicial, foi discutido com o grupo a importância e a clareza referente aos conceitos apresentados. 

Em seguida, ainda em grupo, os participantes trabalharam  as seguintes situações-problema:

  • Trabalhadores que se comportam em atitudes desalinhadas do processo de trabalho ou em dificuldades de relacionamento acolhedor em equipe e/ou com os usuários. Entre em conversa acerca dessas situações.

  • Ocorrência de casos de violências em trabalhador e em usuários da sua unidade. Entre em conversa acerca dessas ocorrências.

  • Metas previstas para serem cumpridas no Programa Previne-Brasil. Entre em conversa acerca das metas. 

  • Gerente de férias e o profissional escalado para a pré-recepção teve que se ausentar. Entre em conversa acerca dessa situação.











O grupo também avaliou os dispositivos abaixo:

Dispositivos de cogestão e integração de equipe no trabalho

Classificação do estágio atual do serviço na percepção coletiva

Colegiado Gestor

( ) Muito ruim/inexistente

( ) Ruim

( ) Regular

( ) Bom

Reunião de equipe

( ) Muito ruim/inexistente

( ) Ruim

( ) Regular

( ) Bom

Oficinas de processo de trabalho

( ) Muito ruim/inexistente

( ) Ruim

( ) Regular

( ) Bom

Seminário ou encontro anual de toda equipe

( ) Muito ruim/inexistente

( ) Ruim

( ) Regular

( ) Bom

Espaços de encontro e entre UBS e Rede complementar

( ) Muito ruim/inexistente

( ) Ruim

( ) Regular

( ) Bom

Dispositivos de cogestão e integração de equipe no trabalho

Cassificação do estágio atual do serviço na percepção coletiva

Comissão Local de Saúde

( ) Muito ruim/inexistente

( ) Ruim

( ) Regular

( ) Bom

Planos de Ação e de Monitoramento no trabalho

( ) Muito ruim/inexistente

( ) Ruim

( ) Regular

( ) Bom

Contratos Internos de Gestão

( ) Muito ruim/inexistente

( ) Ruim

( ) Regular

( ) Bom

Instrumentos específicos de gestão de processos e de equipes

( ) Muito ruim/inexistente

( ) Ruim

( ) Regular

( ) Bom

Instrumentos de gestão do cuidado

( ) Muito ruim/inexistente

( ) Ruim

( ) Regular

( ) Bom

Oficinas do Projeto Saúde em Rede

( ) Muito ruim/inexistente

( ) Ruim

( ) Regular

( ) Bom

Como produto desta oficina foram sintetizadas algumas propostas a seguir:


  • Implantar o Colegiado Gestor com a participação de todos os setores do distrito, bem como, criar um colegiado entre os setores;

  • Conhecer os fluxos dos setores com trocas de informações sobre a função de cada um e das diretrizes dos setores, além da socialização entre todos do distrito;

  • Realizar reuniões mensais com o propósito em alinhar pontos relevantes sobre o trabalho, como direcionamentos, dúvidas e eventuais pontos de melhorias;

  • Processo de trabalho não é compartilhado ou construído com a equipe, sem ouvir quem vai colocar em prática;

  • Problemas de comunicação entre equipe e coordenação/gerência;

  • Problemas de comunicação com o nível central;

  • Objetivos do trabalho em atender bem ao usuário, mas também em atender ao trabalho,

  • Aproxima o profissional isolado e estimular a participação dos processos do setor;

  • Discutir com os colegas e dividir as demandas em excesso;

  • Todos devem saber seu papel e na ausência de algum servidor todos conseguem realizar a demanda.

Ao final houve uma avaliação deste momento como sendo importante para que o trabalho seja analisado e todos possam contribuir para juntos construírem propostas que façam diferença no dia a dia do distrito, partindo do pressuposto que quem executa consegue propor ações factíveis e possíveis como protagonistas de uma gestão colegiada.