Memorial oficina 2 DRES-VN
Realizada no dia 05/10/2023 pela assessora da DRES-VN, Viviane Carneiro, com as apoiadoras do distrito: Viviane e Eliane Campaneli na faculdade Estácio de Sá.
Participaram referências técnicas e profissionais administrativos das gerências do distrito: GAERE, GERZO, GERVIS , GERGETR e DRES.
Inicialmente foi realizada uma explanação sobre a escuta da oficina 1 e, posteriormente a turma foi dividida em grupos e solicitado que construíssem um barco. Inicialmente, o comando apresentado é que ninguém poderia se comunicar de forma verbal, depois só o líder tem direito a fala e posteriormente todos falam.
Ao final, os grupos apresentaram suas produções, com o sentimento de como é ser líder, do desafio de não comunicar verbalmente e do entendimento do comando quando não se pode falar e se há uma melhora quando todos podem expressar através da fala na execução da tarefa.
Realizada esta dinâmica, as condutoras apresentaram os conceitos: autonomia, protagonismo, grupalidade, comunicação, gestão participativa/cogestão, transversalidade, clínica ampliada e escuta humanizada, contextualizando com sua aplicabilidade prática no serviço da regional. Com esta explanação inicial, foi discutido com o grupo a importância e a clareza referente aos conceitos apresentados.
Em seguida, ainda em grupo, os participantes trabalharam as seguintes situações-problema:
Trabalhadores que se comportam em atitudes desalinhadas do processo de trabalho ou em dificuldades de relacionamento acolhedor em equipe e/ou com os usuários. Entre em conversa acerca dessas situações.
Ocorrência de casos de violências em trabalhador e em usuários da sua unidade. Entre em conversa acerca dessas ocorrências.
Metas previstas para serem cumpridas no Programa Previne-Brasil. Entre em conversa acerca das metas.
Gerente de férias e o profissional escalado para a pré-recepção teve que se ausentar. Entre em conversa acerca dessa situação.
O grupo também avaliou os dispositivos abaixo:
Dispositivos de cogestão e integração de equipe no trabalho | Classificação do estágio atual do serviço na percepção coletiva |
Colegiado Gestor | ( ) Muito ruim/inexistente |
( ) Ruim | |
( ) Regular | |
( ) Bom | |
Reunião de equipe | ( ) Muito ruim/inexistente |
( ) Ruim | |
( ) Regular | |
( ) Bom | |
Oficinas de processo de trabalho | ( ) Muito ruim/inexistente |
( ) Ruim | |
( ) Regular | |
( ) Bom | |
Seminário ou encontro anual de toda equipe | ( ) Muito ruim/inexistente |
( ) Ruim | |
( ) Regular | |
( ) Bom | |
Espaços de encontro e entre UBS e Rede complementar | ( ) Muito ruim/inexistente |
( ) Ruim | |
( ) Regular | |
( ) Bom | |
Dispositivos de cogestão e integração de equipe no trabalho | Cassificação do estágio atual do serviço na percepção coletiva |
Comissão Local de Saúde | ( ) Muito ruim/inexistente |
( ) Ruim | |
( ) Regular | |
( ) Bom | |
Planos de Ação e de Monitoramento no trabalho | ( ) Muito ruim/inexistente |
( ) Ruim | |
( ) Regular | |
( ) Bom | |
Contratos Internos de Gestão | ( ) Muito ruim/inexistente |
( ) Ruim | |
( ) Regular | |
( ) Bom | |
Instrumentos específicos de gestão de processos e de equipes | ( ) Muito ruim/inexistente |
( ) Ruim | |
( ) Regular | |
( ) Bom | |
Instrumentos de gestão do cuidado | ( ) Muito ruim/inexistente |
( ) Ruim | |
( ) Regular | |
( ) Bom | |
Oficinas do Projeto Saúde em Rede | ( ) Muito ruim/inexistente |
( ) Ruim | |
( ) Regular | |
( ) Bom |
Como produto desta oficina foram sintetizadas algumas propostas a seguir:
Implantar o Colegiado Gestor com a participação de todos os setores do distrito, bem como, criar um colegiado entre os setores;
Conhecer os fluxos dos setores com trocas de informações sobre a função de cada um e das diretrizes dos setores, além da socialização entre todos do distrito;
Realizar reuniões mensais com o propósito em alinhar pontos relevantes sobre o trabalho, como direcionamentos, dúvidas e eventuais pontos de melhorias;
Processo de trabalho não é compartilhado ou construído com a equipe, sem ouvir quem vai colocar em prática;
Problemas de comunicação entre equipe e coordenação/gerência;
Problemas de comunicação com o nível central;
Objetivos do trabalho em atender bem ao usuário, mas também em atender ao trabalho,
Aproxima o profissional isolado e estimular a participação dos processos do setor;
Discutir com os colegas e dividir as demandas em excesso;
Todos devem saber seu papel e na ausência de algum servidor todos conseguem realizar a demanda.
Ao final houve uma avaliação deste momento como sendo importante para que o trabalho seja analisado e todos possam contribuir para juntos construírem propostas que façam diferença no dia a dia do distrito, partindo do pressuposto que quem executa consegue propor ações factíveis e possíveis como protagonistas de uma gestão colegiada.