Memorial Oficina 6

Re: Memorial Oficina 6

por Thais de Faria Fonseca Macedo . -
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Oficina 6, Apoio Matricial, realizada no dia 30 de outubro, com ajuda das Tutoras Natália e Keziah, pois a gerente Priscila está de atestado e a gerente interina, Thais Oliveira, não participou das Oficinas distritais. Foi a primeira vez com experiência da Oficina acontecer o dia todo, em um mesmo dia ter as turmas manhã e tarde, pois dessa forma a Unidade pode trabalhar de escala mínima, atendendo a demanda aguda e não programada. Essa forma teve uma resposta mais positiva dos funcionários, pois relataram ficar menos sobrecarregados quando estão cobrindo a outra turma. 

Na primeira Atividade: muitos não sabiam o que era o apoio matricial e que sua oferta é escassa. Mas teve resposta como: "trabalhamos em equipe e em rede, temos saberes diversos. O apoio matricial é o que proporciona que esses saberes se encontrem em prol do paciente."; "alinhamento dos processos de trabalho, repasse de demandas dos pacientes, orientação dos fluxos de atendimento"; "´-e o apoio da matriz a unidade básica, junto com toda equipe"; " envolve o cuidado multiprofissional,, articulação com outras área"; " rede complementar à saúde,, como apoio a saúde mental, teraupêuticas"; "é uma forma de organização do cuidado que visa o cuidado integral do paciente através da diversificação do olhar por uma equipe multi. Onde o apoio matricial pode acontecer houve as respostas: em reuniões programadas periódicas, em qualquer meio ou ambiente no qual pode acontecer a troca de saberes; reuniões on line, whatsapp, e-mail, encontros informais na UBS,reuniões de matriciamento, meet, domicílio do paciente, unidades socioassistencial, reuniões externas tipo CERSAM. E o que se espera do apoio matricial: "possibilidade de repensar e também de construir um plano terapêutico ao paciente, pensar e ampliar as formas de abordagem de tratamento, orientação, prevenção ao paciente; tratamento integral"; "que seja resolutivo e trazer novos planos e projetos"; "ajudar na resolução de demanda"; "alinhar cuidado, auxiliar no cuidado dos pacientes"; " mais trabalho em equipe"; "educação permanente, troca , compartilhamento e integração de saberes e conhecimentos, formulação, planejamento e estruturação do projeto Terapêutico singular"; "discussão de casos complexos e receber o conhecimento de profissionais de várias área".

Na atividade 2 com divisão dos 4 grupos houve a discussão do caso da Bia em várias etapas da vida, em todos os grupos verificaram que para o atendimento da Bia nunca será um atendimento centrado em uma área, é uma paciente complexa que necessita de todo o suporte, de todas as áreas, dentro da Unidade de Saúde e também de ajuda com consultas especializadas. 

Benefícios do Apoio matricial: Ampliar e unificar o plano de cuidado dos usuários, otimizar e qualificar o atendimento, troca de experiência, aprendizado para o profissional, cuidado integral e especializado, articulação com outros setores da rede, melhor adesão ao tratamento, garantia de acesso aos serviços em saúde, ampliação de possibilidades terapêuticas, melhor interação das equipes, plano terapêutico singular, facilitar o acesso e acompanhamento longitudinal.

Obstáculos: escassez de profissionais, carga horária reduzida dos profissionais (20hs), demanda crescente, dificuldade de contato com o paciente via telefone, participação da ESB nas reuniões de ESF e NASF, melhorar suporte do CEM, equipe ter agenda protegida, problemas sociais, falta de interação entre as equipes multi disciplinar, falta de grupos para  ampliar o acesso aos atendimentos especializados, usuário não valoriza o atendimento profissional e NASF atender mais de uma unidade de saúde.

Sugestões: Mais Psiquiatras, Ginecologistas, matriciamento ser presencial com tempo maior com a saúde mental, criar uma forma do usuário se responsabilizar com as consultas agendadas, criar grupos voltados para criança/adolescente/diabético, ampliar o acesso as referências técnicas para discussão dos casos, parcerias com acadêmicos e residentes das universidades, parceria com outros profissionais,concurso público para restabelecer vínculos, valorização de toda equipe, interação maior com todos os profissionais, criar fluxo mais rápido em casos de urgência, treinamento dos profissionais, aumento de carga horária ou de RH, incentivo ao plano de carreira para especialidades médicas, telefones nas unidades.

Na avalição a maioria dos profissionais acharam que tiveram oportunidade de falar e que a Oficina acrescentou conheciemento. 

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