OFICINA 5
Essa oficina ocorreu nos dias 24/09/24 e 25/09/24, teve como tutora a Natália Cristina, referência do Distrito, pois a Gerente Priscila está de atestado médico. Teve a divisão dos funcionários de forma a ter todas as categorias nos dois dias e houve a novidade da assinatura digital.
Iniciou de forma diferente e mais acolhedora, todos os participantes ganharam um Bis e uma mensagem: "Tenho apenas duas mãos e o Sentimento do Mundo". Ao ler essa mensagem, os participantes responderam, através de um link de Qr Code, com uma palavra qual o sentimento ou sensação ao ler a frase.
A Oficina foi Dinâmica e muito participativa, os funcionários se divertiram com a caracterização dos personagens dos Casos e a ideia de um jogo de tabuleiro trouxe a vontade de "Ser atendido", ou seja, de ganhar. Ao jogar o dado e cair nas casas de 1 a 6, que eram as mesmas dificuldades de acesso, os grupos já até decoravam o que tinha que acontecer com o representante do grupo, depois da casa 6 ficou individualizado as dificuldades de acesso.
Houve a pausa para o café e retornamos com os grupos para discutir Acesso e Barreiras de acesso à saúde. Quando terminado o discussão do grupo aconteceu a plenária. Pontos levantados:
1)Pergunta 1. Quais as barreiras existentes para que a assistência seja ofertada de forma integral e resolutiva aos usuários?
Recepção que está funcionando até às 17hs; número pequeno de profissionais do NASF e na odontologia, farmácia que fecha 2x ao mês o dia todo; poucas linhas de ônibus e este muito demorado; falta de telefone na unidade; negativas de encaminhamento sem motivo; distância do novo Centro de saúde; falta de ter flexibilidade nos horários do Fale com a Equipe, ser somente em um dos turnos; demora na agenda da coleta; capacitar melhor os profissionais da pré recepção para que oriente melhor os pacientes e não crie barreiras para o atendimento; falta de ações de Promoção de Saúde, assim os pacientes estão adoecendo mais e necessitando mais de atendimento, gerando sobrecarga para os trabalhadores.
2)Pergunta 2 . O que hoje podemos repensar em nosso processo de trabalho para garantir o acesso dos usuários?
Fale com equipe em turnos alternados; profissionais conhecerem o funcionamento geral do Centro de Saúde e terem a mesma fala; estender o horário da recepção; estender o horário para a entrega das receitas renovadas; redivisão de área do Centro de Saúde; aumento do RH; valorização do profissional e ter local para descnaso; ònibus circular no bairro Maria Goretti; oferta de ações de Promoção de Saúde; qualificação da pré-recepção; inventário da farmácia em meio turno; capacitações mais frequentes para os funcionários; compartilhamento dos fluxos das equipes com todos.
Após fala na plenária e discussão, Natália pontuou vários pontos na IN 23 que regula o funcionamento dos Centros de Saúdes.
Antes de finalizar a Oficina 5 e a avaliação, a Adriana do Distrito retomou a frase e colocou na televisão a nuvem de palavras com os sentimentos gerados: Empatia, proatividade, cansada, incapacidade,responsabilidade, esperança e paz foram os mais comuns. E passou para assistirmos um vídeo rápido do poema que essa frase faz parte, um poema de Carlos Drummond de Andrade, que chama o sentimento do mundo. Foi um momento de reflexão.
Na avalição final foi:
Primeiro dia da Oficina . Pergunta 1- todos responderam Bom/ Pergunta 2 - duas pessoas responderam regular, o resto respondeu bom/ Pergunta 3- duas pessoas responderam ruim e o resto respondeu regular.
Segundo dia da Oficina . Pergunta 1- todos responderam Bom/ Pergunta 2 - todos responderam bom/ 3- todos responderam Bom