Memorial da Oficina 3: Território e População

Memorial da Oficina 3: Território e População

por RACHEL REZENDE CAMPOS . -
Número de respostas: 0

A 3ª Oficina  nas Unidades Laboratório ocorreu nos dias 13/09/2023 (manhã), 14/09/2023 (tarde), 15/09/2023 (manhã) e 15/09/2023 (tarde). Devido a uma desencontro de agendas, os encontros deste mês aconteceram  na sala Multiuso do CS Urucuia. Apenas a turma do dia 14/09 realizou a oficina no Centro Cultural Urucuia. Esta mudança foi providencial e veio de encontro ao tema proposto, visto que toda a equipe do CEM pode conhecer mais um equipamento do território, sua estrutura e funcionamento, A oficina teve início com a acolhida aos participantes resgatando as discussões sobre o trabalho em equipe, cogestão e espaços de construção conjunta do processo de trabalho discutidas nas Oficinas 1 e 2. 

Na sequência, os participantes puderam compartilhar com o grupo os objetos trazidos por eles que representassem  seu trabalho e a relação que possuem com o território. Foi um momento muito rico, com relatos emocionantes  evidenciando o sentimento de pertencimento de cada profissional na sua relação com o trabalho e o território.Posteriormente, em roda, no ritmo da música, balões foram circulando entre os integrantes. Ao término da música, quem ficou com o balão foi convidado a estourará-lo, ler e responder as perguntas que estavam no interior da bexigas: O que você entende por território?; Qual a diferença de território para APS, para a AAE e para as outras unidades da rede complementar?; Como você se vincula ao território e as pessoas se vinculam aos serviços e suas equipes?; E como este vínculo impacta no processo de trabalho?; O que se sabe da história deste território? Quais são as características sociais e históricas? 

O exercício de ouvir a todos na roda, à medida que as respostas eram dadas, possibilitou a construção coletiva dos conceitos de “território vivo” (com suas características  sociais e históricas, para além do espaço físico e geográfico), o conceito de vínculo e de afeto e a diferença dos territórios para a  APS (Atenção Primária à Saúde) e  para a AAE (Atenção Ambulatorial Especializada). Ao final,  foram projetados slides com o intuito de revisitar/revisar os conceitos que já haviam sidos definidos e utilizados pelo grupo durante as reflexões. No intervalo, foi feito lanche compartilhado e, em seguida, os trabalhadores do CEM fizeram um tour na unidade do CS Urucuia, que há dois anos está instalada em nova estrutura fruto da Parceria Público Privada.Foi possível observar também que alguns profissionais do CEM e CS trocaram experiências e dúvidas entre si no intervalo. No segundo momento da oficina, foi projetado a área de abrangência do Centro de Saúde Urucuia bem como da Regional de Saúde Barreiro.  A  turma foi dividida em 4 grupos através de tarjetas coloridas e receberam pincéis atômicos, post-it e papel kraft. A proposta seria  escolher um território para registrar os aspectos de risco/fragilidades e os aspectos protetores/potencialidades percebidos pelos profissionais no território.   Ao final da atividade, os grupos apresentaram a todos a construção e a reflexão que fizeram. A  tarefa possibilitou a discussão de conceitos importantes  como área de abrangência e micro área, gestão de base territorial, vulnerabilidade e cuidado. Esta ação foi  concluída com a leitura dos conceitos na íntegra disponibilizada em slides. 

No terceiro momento, em roda, foi solicitado que os participantes escrevessem em tarjetas coloridas os  dispositivos/ferramentas de trabalho que o grupo identifia e utiliza para conhecer o território e organizar o processo de trabalho. Os participantes compartilharam suas respostas com o coletivo e colocaram as tarjetas na “caixa de ferramentas” que será utilizada na próxima oficina.

Por fim, foi projetado para todos os profissionais o documento “Consolidado Produto Oficinas Unidades Laboratório”, registro sistematizado os pontos discutidos e levantados nas oficinas anteriores, ressaltando que este documento está de posse dos Colegiados Gestores das Unidades e servirá de base para elaboração conjunta do Plano de Ação para as unidades. Na oportunidade, apresentamos ainda o que seria a estrutura do Plano de Ação.

Os participantes avaliaram que a Oficina possibilitou a troca de experiências e a construção coletiva de conceitos importantes. De forma dinâmica, propiciou  espaço de escuta valorizando os trabalhadores, ao permitir expressarem sobre memórias afetivas. Constaram tambémo aumento do sentimento de corresponsabilidade, pertencimento e maior integração entre os profissionais e serviços. 

Como atividade de dispersão, será realizado um Colegiado Gestor Unificado (CEM e CS Urucuia) no dia 10/10/2023, de 8 às 10 horas.



(Editado por FERNANDA FIGUEREDO CHAVES . - envio original terça-feira, 11 jul. 2023, 10:56)

Anexo Oficina 3.1.png