Capacitação Sobre Serviços Digitais - Portal de Serviços
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Como solicitar um serviço digital da PBH?
Na página principal do Portal de Serviços clique no botão ENTRAR no canto superior direito.
Você será direcionado a uma página externa à Prefeitura de Belo Horizonte para se autenticar com segurança no Portal de Serviços, via acesso único do Governo - gov.br. Clique em Entrar com o gov.br.
Digite seu CPF para criar ou acessar sua conta gov.br e clique em Continuar.
Digite sua senha atual e clique em Entrar.
Você estará logado quando aparecer no canto superior direito as iniciais do seu nome.
Digite o nome do serviço desejado ou uma palavra chave relacionada na barra de procura.
Se preferir, você também poderá procurar por temas, clicando nas opções disponibilizadas logo abaixo da barra de pesquisa.
Pode ser, ainda, que o serviço desejado esteja em destaque, o que já facilita o acesso.
Serão listados todos os serviços relacionados a sua pesquisa. Clique no serviço desejado.
Leia as informações do serviço, para se certificar de que realmente está no serviço desejado.
Quando o Portal for um dos canais de abertura, clique em Solicitar.
Se o Portal não for um canal de abertura, o campo Onde Solicitar? informará em qual o canal de atendimento a solicitação poderá ser feita.
Caso deseje e o serviço permita a solicitação anônima, clique no botão Solicitar anonimamente. Caso contrário, clique em Solicitar.
Preencha os dados para solicitação do serviço e clique no ícone Enviar.
Será enviada uma mensagem que a solicitação para o serviço foi criada com sucesso com seu número de protocolo e código de acesso.
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Sempre precisarei me autenticar no Portal usando o gov.br para solicitar um serviço digital da PBH?
Existem dois tipos de solicitação de serviço no Portal de Serviços da Prefeitura de Belo Horizonte: a solicitação identificada e a solicitação anônima.
Caso o serviço em questão permita a solicitação anônima, não será necessário se autenticar com o gov.br. Optando pela forma anônima, só será possível acompanhar o andamento da solicitação informando o número do protocolo e o código de acesso.
Optando pela solicitação identificada, você poderá ser notificado sobre o andamento de sua demanda. A identificação também permite que você acesse todas as solicitações já abertas em seu cadastro, que favorite serviços, que receba alertas, em primeira mão, sobre campanhas municipais e que usufrua de todas as vantagens da área de relacionamento do cidadão, estreitando laços com a Prefeitura de Belo Horizonte.
Sempre precisarei me autenticar no Portal usando o gov.br para solicitar um serviço digital da PBH?
Existem dois tipos de solicitação de serviço no Portal de Serviços da Prefeitura de Belo Horizonte: a solicitação identificada e a solicitação anônima.
Caso o serviço em questão permita a solicitação anônima, não será necessário se autenticar com o gov.br. Optando pela forma anônima, só será possível acompanhar o andamento da solicitação informando o número do protocolo e o código de acesso.
Optando pela solicitação identificada, você poderá ser notificado sobre o andamento de sua demanda. A identificação também permite que você acesse todas as solicitações já abertas em seu cadastro, que favorite serviços, que receba alertas, em primeira mão, sobre campanhas municipais e que usufrua de todas as vantagens da área de relacionamento do cidadão, estreitando laços com a Prefeitura de Belo Horizonte.
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Como saberei se preciso ou não logar com o gov.br para solicitar um serviço digital?
Quando, ao clicar no botão Solicitar do serviço desejado, for direcionado para a página de autenticação do gov.br
Para alguns serviços digitais você será direcionado para outros sistemas da PBH, não sendo necessário autenticação no gov.br. Por exemplo, o serviço: Guias - IPTU - Emissão.
Os serviços da Prefeitura de Belo Horizonte serão, gradativamente, disponibilizados para solicitação digital. Pode ser que o serviço desejado ainda não esteja disponível na forma digital, dadas as características gerais e especificidades. Nesses casos, não será disponibilizada a solicitação pelo Portal, mas sim a consulta ao conteúdo.
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Como saberei que um serviço digital foi solicitado adequadamente (mensagem ao final da solicitação)?
Sua solicitação foi criada adequadamente quando, ao clicar no botão enviar , ao final da página de solicitação, aparecer a mensagem contendo seu número de protocolo e código de acesso.
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Como acompanhar um serviço solicitado?
Você pode consultar sua solicitação por meio do acesso à área Acompanhe sua solicitação, na página inicial do Portal.
Você será direcionado a uma área de consulta às solicitações identificadas e anônimas.
Solicitações identificadas: Se você não estiver se autenticado inicialmente no gov.br, será direcionado ao acesso gov.br para identificar-se, devendo inserir CPF e senha. Após a autenticação, você estará na sua Área de Relacionamento com a Prefeitura de Belo Horizonte e terá acesso às suas solicitações realizadas.
Você também poderá acompanhar sua solicitação clicando nas letras de seu nome no canto superior direito e em Área de Relacionamento.
Solicitações anônimas: Você deverá inserir o número de protocolo e o código de acesso da solicitação que recebeu no momento da abertura. Não será possível acompanhar demandas se você não estiver de posse desses dois números.
Insira o número do protocolo:
Insira o código de acesso e clique em ENVIAR.
Você também poderá acompanhar suas demandas nos demais canais de atendimento da Prefeitura informando o número de protocolo e código de acesso da solicitação:
Central de Relacionamento Telefônico, pelo número 156 - de segunda a sexta-feira, entre 7h e 19h.
Central de Relacionamento Presencial BH Resolve - Rua dos Caetés, 342, entre as ruas Rio de Janeiro e Espírito Santo - de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h, mediante agendamento prévio.
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E se eu não encontrar minha solicitação?
Todos os serviços que sejam digitais poderão ser solicitados a partir do Portal de Serviços, porém, nem todos, por enquanto, poderão ser acompanhados a partir da área de relacionamento do Portal.
Se você tiver solicitado serviços junto à Prefeitura de Belo Horizonte em momento anterior à transição, não será possível a consulta pela área de relacionamento. Entretanto, você poderá realizá-la acionando diretamente o link do sistema de atendimento pelo qual foi registrada a sua demanda.
Na sua área de relacionamento do Portal de Serviços, clique em Não encontrei minha solicitação.
Serão exibidas as informações:
Se a sua solicitação ocorreu no Sistema SAC WEB, clique aqui para acompanhá-la.
Se a sua solicitação ocorreu no PBH APP, até o dia 18/06/2020, clique aqui para acompanhá-la.
Se a sua solicitação ocorreu no Sistema SIGESP, clique aqui para acompanhá-la.
Se a sua solicitação ocorreu no Sistema TAG (Ouvidoria, Lei de Acesso à informação e BHTRANS), clique aqui para acompanhá-la.
Se a sua solicitação ocorreu no OPUS, clique aqui para acompanhá-la.
Se a sua solicitação ocorreu no SIURBE, clique aqui para acompanhá-la.
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Como complementar informações em uma solicitação aberta?
Complementação de informações por iniciativa do cidadão: poderá ocorrer apenas na fase de atendimento Novo, ou seja quando a demanda já tiver sido registrada, porém, ainda não acessada pela unidade interna responsável.
Para isso, no canto superior direito clique nas iniciais do seu nome e clique em Área de Relacionamento.
Na Área de Relacionamento, em Minhas Solicitações serão exibidas todas as suas solicitações. Clique na solicitação que deseja complementar e em Mais Informações.
Complemente sua solicitação e clique em enviar.
Complementação de informações por iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte: essa complementação poderá ocorrer na fase de atendimento Em Andamento. Nesse caso, você será notificado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por e-mail e também na sua área de relacionamento do Portal de Serviços. A notificação terá as orientações necessárias à complementação de informações.
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Como avaliar um serviço executado pela PBH, ou encerrado?
Você poderá avaliar a qualidade dos serviços executados pela Prefeitura de Belo Horizonte após o encerramento da sua demanda. Você receberá uma notificação para que faça essa avaliação. A notificação terá as orientações necessárias à avaliação.
Também é possível avaliar a execução do serviço executado em sua Área de Relacionamento.
Clique na solicitação encerrada.
Em seguida, clique em Avalie.
Selecione seu grau de satisfação e clique em Enviar Avaliação.
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Como avaliar o meio digital disponibilizado pela PBH para consulta, solicitação e acompanhamento de serviços?
Na página inicial do Portal de Serviços clique no ícone Avalie!
Você poderá avaliar o Portal de Serviços enquanto ferramenta digital de atendimento e poderá avaliar também o conteúdo específico disponibilizado para cada serviço que você consultou.
Para avaliar o Portal de Serviços enquanto ferramenta digital de atendimento, clique em AVALIAR, ao final da página inicial e opine sobre esse canal digital disponibilizado ao cidadão.
Para avaliar o conteúdo específico disponibilizado para um determinado serviço, clique no serviço e em AVALIAR, ao final da página do serviço.
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Como avaliar o meio digital disponibilizado pela PBH para consulta, solicitação e acompanhamento de serviços?
Na página inicial do Portal de Serviços clique no ícone Avalie!
Você poderá avaliar o Portal de Serviços enquanto ferramenta digital de atendimento e poderá avaliar também o conteúdo específico disponibilizado para cada serviço que você consultou.
Para avaliar o Portal de Serviços enquanto ferramenta digital de atendimento, clique em AVALIAR, ao final da página inicial e opine sobre esse canal digital disponibilizado ao cidadão.
Para avaliar o conteúdo específico disponibilizado para um determinado serviço, clique no serviço e em AVALIAR, ao final da página do serviço.
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Como reclamar sobre um serviço que não tenha sido executado no prazo estabelecido no Portal?
Ao final da página inicial do Portal de Serviços clique no ícone da Ouvidoria.
Ou busque por Ouvidoria no campo de pesquisa e aperte ENTER.
Serão listados todos os serviços relacionados a sua pesquisa. Clique no serviço Ouvidoria.
Leia as instruções do serviço e em seguida clique em Solicitar.
Registre sua manifestação. Não se esqueça de detalhar o ocorrido e informar o número da solicitação.
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Como agendar eletronicamente um atendimento presencial?
Acesse o site do agendamento eletrônico da PBH, através do link: agendamentoeletronico.pbh.gov.br. Clique em Entrar.
Acesse o site do agendamento eletrônico da PBH, através do link: agendamentoeletronico.pbh.gov.br. Clique em Entrar.
Digite seu CPF para criar ou acessar sua conta gov.br e clique em Continuar.
Digite sua senha atual e clique em Entrar.
Após realizado o login, selecione a categoria e o serviço desejado e, em seguida, Agendar Atendimento.
Leia as instruções sobre o serviço, selecione a unidade, data e horário disponíveis e clique em Selecionar.
Por fim, aceite os termos e clique em CONFIRMAR;
Serão informados os dados da unidade, data, horário e as instruções para realização do serviço. Você pode IMPRIMIR a tela ou FINALIZAR.
Você também receberá um e-mail com todos os dados do agendamento realizado.
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Como realizar o cancelamento de um agendamento?
Na página inicial do agendamento, clique no ícone MEUS AGENDAMENTOS ao lado esquerdo do seu nome;
Selecione a agenda a ser cancelada clicando em + detalhes.
Ao final do detalhamento de seu agendamento clique em CANCELAR AGENDAMENTO.
Ao abrir o alerta, clique em CANCELAR AGENDAMENTO para concluir o cancelamento.
Você receberá um e-mail confirmando o cancelamento do agendamento.
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Como acessar o PBH APP (apresentação e passo a passo).
O PBH APP está integrado ao acesso gov.br, do Governo Federal, que fornece um usuário e senha únicos para diversos serviços públicos. Com o PBH APP você registra suas demandas, que são encaminhadas automaticamente para as unidades responsáveis pela execução do serviço, e acompanha o andamento dos seus pedidos. É rápido, fácil e sem burocracias.Você também pode emitir guias do IPTU, agendar serviços, localizar equipamentos públicos no mapa da cidade, acessar resultados de exames, acompanhar o boletim escolar do seu filho, avaliar a coleta de lixo domiciliar, avaliar sua satisfação com os serviços prestados e muito mais.
Assim, baixe o aplicativo PBH APP através da Play Store (para android) ou da App Store (para iOS).
Você será direcionado ao site acesso.gov.br para fazer o seu login ou criar o seu cadastro. Clique em Entrar com gov.br.
Em seguida, digite seu CPF e clique em Continuar.
Digite sua senha e clique em Entrar.
Após, você será redirecionado automaticamente para a tela inicial do PBH APP.
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