A Educação a Distância - EAD é uma forma de ensino/aprendizagem mediada por tecnologias que permitem que o professor/tutor e o aluno estejam em ambientes físicos diferentes.

A EaD está sendo cada vez mais utilizada para facilitar o acesso ao conhecimento, pois tem possibilitado aos participantes acessarem os mais diversos conhecimentos, no próprio ritmo e horário para os estudos por meio da Internet, possibilitando alcançar um aprendizado em menos tempo que a educação presencial.

Essa modalidade de aprender via Internet tem sido muito útil àqueles que desejam sempre estar em busca de aperfeiçoamento, nas mais diversas áreas e modalidades, através de cursos online.

Existe uma grande oferta de cursos virtuais em todos os níveis, tais como, profissionalizantes, de capacitação para o trabalho, campanhas de alfabetização, graduação e pós-graduação, e outros.

Pode-se afirmar que esse meio de ensino/aprendizagem possui uma relevância social muito importante, pois permite o acesso àqueles que vêm sendo excluídos do processo educacional formal e ou de cursos profissionalizantes com custo alto, na maioria das vezes por dificuldade de deslocamento e custo do transporte público.

Esta modalidade de educação vem ampliando sua colaboração na democratização do ensino e na aquisição dos mais variados conhecimentos, visto que constitui um instrumento capaz de atender a um grande número de pessoas simultaneamente.

A EaD pode ser considerada a mais democrática das modalidades de educação, pois utiliza de Tecnologias de Informação e Comunicação que transpõe obstáculos à conquista do conhecimento.

Última atualização: quarta-feira, 28 set. 2016, 13:58