Comportamentos esperados:

• Planeja suas atividades, considerando as necessidades pedagógicas e a diversidade dos estudantes, estimulando diferentes situações de aprendizado.
• Acolhe e recebe o estudante, considerando as suas diferenças, estabelecendo um vínculo de confiança que favoreça a formação e o aprendizado.
• Comunica-se com clareza e objetividade.
• Compromete-se com os estudantes e com a comunidade escolar, considerando o ambiente e o contexto onde a escola está inserida.
• Propõe atividades que promovam o interesse e o engajamento dos estudantes, favorecendo a organização e participação da classe.
• Atua como facilitador da aprendizagem, propondo novas ideias e alternativas que contribuam para a solução de problemas.
• Acompanha a frequência, tomando as medidas necessárias para estimular a participação do estudante na escola.
Comportamentos esperados:

• Participa das atividades de formação continuada propostas pela PBH (escola e SMED), buscando ampliar seu conhecimento técnico e aprimorar sua atuação profissional.
• Avalia constantemente seu trabalho, integrando de forma autônoma novos saberes e novas práticas ao seu cotidiano.
• Faz uso de recursos didáticos e pedagógicos, visando a qualidade do processo de ensino/aprendizagem e a melhor interação com os estudantes.
• Aplica os conhecimentos adquiridos e novas metodologias na sua prática profissional.
• É pontual e assíduo, estando presente no horário preestabelecido para início das atividades, cumprindo regularmente sua jornada de trabalho.

Comportamentos esperados:


·         Implementa as diretrizes e ações propostas pelo Projeto Político Pedagógico.

·         Participa coletivamente das atividades e projetos desenvolvidos na escola, contribuindo para o alcance dos resultados propostos.

·         Relaciona-se com o grupo de forma respeitosa frente à diversidade de interesses e opiniões, propiciando um ambiente favorável na busca de soluções para os desafios.

·         É receptivo e colaborativo, facilitando a integração de novos membros em seus processos de adaptação.

·         Compartilha conhecimentos e experiências profissionais, visando o desenvolvimento e o aprimoramento coletivo.


Comportamentos esperados:


·         Planeja e organiza o trabalho individual, garantindo que a execução das atividades contemple os objetivos propostos.

·         Planeja e organiza o trabalho coletivo, garantindo que a execução das atividades contemple os objetivos propostos.

·         Acompanha e avalia as atividades planejadas, realizando adequações sempre que necessário.

·         Prioriza ações e atividades, utilizando de forma adequada o tempo e os recursos disponíveis.

·         Produz material pedagógico de qualidade e adequado ao planejamento.

·         Considera os objetivos estratégicos definidos pela gestão municipal para elaboração do seu plano de trabalho.